quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A amamentação e a Igreja

Sabe, a amamentação sempre tem sido assunto de discussão nos últimos tempos, especialmente o fato de amamentar ou não em público. Não vou discutir o fato de quem pode, quer, deve ou a decisão de amamentar ou não, mas a questão sobre a amamentação dentro da Igreja.

Falamos tanto de recato e modéstia, sabemos os padrões e tudo mais. Sabemos que, amamentar em público é permitido, muitas preferem se cobrir, muitas não, é uma decisão pessoal, mas aí nós vamos à Igreja e sabendo não apenas dos padrões, mas de ser um local de adoração à Deus e respeito, seria adequado fazer o mesmo que é feito em locais como o shopping ou um parque.

Pensei nisso, e resolvi pesquisar um pouquinho sobre o assunto, e encontrei algumas coisas bem interessantes,vamos lá:

1. Não existe nada específico da liderança geral da Igreja - leia-se Manual - que fale como devemos amamentar na capela. Entendo então que cada mãe faz como acha melhor. Existe sim um fraldário nas capelas novas que possuem uma cadeira de amamentação, o que é ótimo, mas além de capelas antigas, como a minha, não terem esse recurso, é apenas uma, e se tem duas mães na ala com 2 bebês com fome, já tem que encontrar outro lugar né. E tem conferência de estaca... ri e imaginei como deve ser na conferência de estaca em Utah com 1 cadeira dessas, mulherada vai sair no tapa se depender disso, hahaha.

2. A Igreja apoia a amamentação. No Manual Básico da Mulher SUD menciona que (as fontes de todos os links que eu compartilhar estarão no fim do post):


"Nosso Pai Celestial fez o corpo da mãe de modo que possa produzir leite. Esse leite foi feito para uso especial dos bebês, e é melhor que o leite de animais. O primeiro fluido que sai do peito materno depois que o bebê nasce também é muito importante, pois contém substâncias que ajudam a protegê-lo de doenças durante os primeiros meses.
Às vezes, por motivos de saúde, a mãe não pode amamentar seu filho no seio. Pode ser usado então o leite de vaca, cabra ou em pó, mas o cuidado deve ser maior no sentido de conservá-lo livre de germes. Sempre que puder, a mãe deve amamentar seu bebê, e a dieta por ela usada é de influência na quantidade de leite que ela produz. A mãe que come alimentos saudáveis e bebe bastante água, geralmente produz leite suficiente para o seu filho".
Simples e claro, fomos feitas para amamentar. Pode acontecer de não conseguirmos por motivos diversos, mas somos aconselhadas a fazê-lo se temos condições para isso.

3. A amamentação na Igreja acontece desde tempos antigos, e há inclusive obras de arte que retratam isso (encontrei até um blog com poucas, mas algumas gravuras, que falam disso. Este é o detalhe de uma reunião de uma pintura sobre um discurso que Brigham Young prestava. A mulher amamenta, sem "paninhos" ou capas seu filho, ouvindo o profeta. Pessoalmente acho uma imagem bonita.


4. Apesar das referências serem todas favoráveis a amamentação, aconteceu pelo menos um caso de uma mulher abordada pela sua liderança sobre amamentar na capela, falando justamente sobre falta de recato, e que ameaçou perder a sua recomendação ao templo por isso. Obviamente muitas demonstraram apoio a mãe em questão e virou notícia. O que é fato ou boato eu não dá pra ter certeza, apenas um líder da Igreja foi entrevistado sobre o fato e comentou que milhares de mães foram acomodadas por gerações na Igreja, pelo simples fato de observar o bom senso, discrição e respeito, e que este incidente específico não chegou ao Escritório da Igreja.

Minha experiência e opinião PESSOAL

Cobrir-se ou não, e sair ou não de onde está, quando amamentar, é algo muito pessoal, e cada mulher decide o que faz, e onde faz. Eu amamentei por 1 ano de 1 mês, não tinha problemas de amamentar em público e mesmo na capela, mas inicialmente preferia usar uma capa, me sentia a vontade. Com o tempo, o Mateus não curtia a capa, e eu também comecei a não achar muito legal (afinal quem de nós coloca um lençol na cabeça pra comer), e preferi usar um pequeno pano de boca para cobrir um pouquinho do meio seio e limpar às vezes algum leite, ficava prático, não cobria o Mateus, apenas o que eu queria, e assim foi até os últimos dias. Nunca usei uma sala separada para isso.

Felizmente, nunca sofri nenhum tipo de discriminação por amamentar na capela. Eu ia às mutuais com o pequeno e lá o amamentava, durante a sacramental e aulas também (achava ótimo aliás nesse horário, conseguia ouvir os discursos, anúncios e tudo mais com tranquilidade) e as pessoas conversavam comigo numa boa. Percebia que alguns homens não falavam comigo por terem um certo receio, e convenhamos, não é que eles sejam contra, mas ficam um pouco com mau jeito, especialmente aqueles que ainda não são pais. Acho que é apenas uma questão de maturidade, e não preconceito, e cada espera o momento que acha mais adequado.

Mas se devemos ou não fazer isso, minha opinião final é: faça o que você sabe ser o correto para você e seu bebê. Esperar para fazê-lo apenas em casacom bebês pequenos não acredito ser a melhor solução, afinal ficamos 3h aos domingos na capela (ou mais quando tem ensaios ou reuniões extras de liderança) e ele deve ficar com fome. Agora, se você preferir fazê-lo no fraldário ou longe das pessoas, ok se você se sente mais a vontade. Se quiser ouvir as mensagens e aproveitar este momento, ok também porque não?

Falta de recato? Discordo. A maternidade tem o maior valor nos céus, certo? Porque um ato tão bonito e de amor de uma mãe com seu filho seria considerado fora de padrões? Não vejo nada de sedutor em amamentar, é apenas uma boa mãe alimentando seu filho. Achei uma citação bacana em uma das referências sobre modéstia do profeta Gordon B. Hinckley que, traduzindo, diz: '' Eu não estou pedindo para você ser púdica. Estou pedindo para você ser virtuosa, e penso que há uma vasta diferença entre as duas".

Por fim, penso que: se Jesus Cristo estivesse na minha frente para conversar, e eu precisasse amamentar meu filho, eu o faria? Com certeza, mesmo "sem capinha".

Devia ter mais fotos minhas amamentando, esta é a única, pega no click surpresa que a minha querida Vivian (eu devia estar no mínimo com menos cabelos na cara), quem sabe no próximo, né?


O que vocês pensam sobre amamentar na Igreja?

Links de referência:

https://www.lds.org/manual/the-latter-day-saint-woman-basic-manual-for-women-part-a/031?lang=por

Meu favorito: http://thegiftofgivinglife.com/breastfeeding-and-modesty/

http://ldsbreastfeedingart.blogspot.com.br/

http://archive.sltrib.com/story.php?ref=/sltrib/lifestyle/55921668-80/breast-mormon-church-women.html.csp

http://fox13now.com/2013/02/24/breast-feeding-in-lds-church-creates-controversy/


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Por um Natal especial para a família

Eu amo o natal. Amo as festas, as luzes, as músicas, os passeios e atrações, e gosto sim dos presentes, por que não? Mas penso que é uma forma de demonstrar carinho, e que devemos usar este gesto para mostrar o amor que temos por nosso próximo, pois é claro, o nascimento do Salvador é o mais importante de tudo.

E estar em família para celebrar esta época é uma benção maravilhosa, e dá sim para aproveitar um pouco das atrações festivas em todo o lugar sem deixar de manter o foco em Cristo. É só saber como explicar e filtrar o que mais importa.


Então hoje quero dar sugestões diversas para aproveitar esta época em família, de várias formas:

* Faça Noites Familiares sobre o Natal: as noites familiares podem ser todas relacionadas ao nascimento e também a vida, sacrifício e ressurreição de Cristo. No livro de Ideias para Noites familiares (aquele antigo mesmo) tem lições para ocasiões especiais como esta.

* Faça refeições com o tema do natal para sua família: que tal fazer em casa pratos e doces natalinos juntos? panetones, rabanadas, chocolate quente, bolachinhas decoradas... cada semana dá pra inventar uma delícia diferente!

* Escutem músicas relacionadas ao natal: Hinos sobre o Salvador e outras músicas que falam sobre Cristo são muito inspiradoras, por exemplo "O Messias" de Handel. Vocês podem ouvir no carro, no radio em casa e claro... nos Ipod's, Iphone's e todos os dispositivos móveis possíveis. Tem inclusive radios específicas em aplicativos como spotfy com apenas estações natalinas.

* Assistam filmes sobre o Salvador: Há uma variedade de filmes sobre Cristo. Muitos deles vendidos no templo, e tbém se aplicam as Mormon Messages que podem ser vista inclusive no youtube. 

* Façam projetos de serviço: servirmos como Cristo nos aproxima Dele, sem dúvidas, ainda mais nesta época! Ajude seus vizinhos, idosos, crianças, amigos... observe o que pode ser feito e melhore o dia de alguém com o Espírito de Natal!

Assistam apresentações de natal e visitem locais em sua cidade: Há shoppings, parques e ações da prefeitura de muitas cidades que fazem apresentações natalinas. Corais, teatros e muita coisa legal, muitas gratuitas. Se você encontrar algo sobre a natividade, ótimo! Se vc encontrar algo mais relacionado ao papai noel e presentes, aproveite para explicar o significado dos símbolos do natal, afinal a própria origem do papai noel foi a partir de um ato de serviço. Use isso ao seu favor e aproveite este tempo para curtir seus filhos e terem este momento da família!

* Estudem a Vida de Cristo nas Escrituras: Façam um estudo diário sobre este tópico. Vocês podem usar recursos simples como o Sempre Fiéis, Princípios do Evangelho, Artigos da Liahona e claro... as obras padrão. Você pode ler as escrituras indicadas neste tópico do Guia de Estudos das Escrituras (GEE)... enfim... o importante é aprender ou relembrar um pouquinho a cada dia até o natal.

* Presenteie um amigo com um Livro de Mórmon: Ajuda ainda mais a tirar o mito de que mórmons não são cristãos, é uma das melhores épocas para presentear alguém com um Livro de Mórmon. 

* Vão ao templo: Não há melhor lugar para aumentar o testemunho de Jesus Cristo do que no templo... lá aprendemos sobre o Plano de Salvação que tem Cristo como grande personagem para a salvação da humanidade... e claro, estando no templo tbém estamos servindo aos nossos antepassados. Para os pequenos o templo sempre também tem um presépio que pode ser mostrado no passeio.

* Presenteie familiares com algo relacionado a Cristo: ao invés de apenas comuns, que tal dar um livro, cd ou mesmo escrever seu testemunho ou pensamentos da conferência geral... enfim algo do coração e dar para seus familiares? Podemos lembrar que este é a verdadeiro natal!

* Escreva em seu diário: mesmo que você não tenha um, é uma excelente época para iniciar. Escreva seus sentimentos de gratidão pelo sacrifício de Cristo, pensamentos e sentimentos que você teve ao conhecer ele mais de perto pelas sugestões acima.... preserve seu testemunho e relato para você e sua posteridade!

Vamos fazer deste dezembro o melhor de todos?