Quem assiste filmes e seriados? Se todo mundo erguer a mão não é de se surpreender né... com raríssimas exceções, a maioria das pessoas gosta da telinha. Seja TV, Cinema ou Internet, cada pessoa tem seus gêneros e programas favoritos. É normal, e apesar de termos que regular bem o nosso tempo para não ficar demais assistindo, existem programas excelentes e indicados para toda a família.
Os líderes da Igreja nos aconselham há muito tempo a procurarmos diversões e entretenimento sadios, e com certeza buscamos isso, dentro do que uma família SUD procura fazer. Tenho certeza que vocês consideram isso, não é?
Mas quem nunca caiu no conto da sinopse? Você, cuidadosa, lê uma sinopse, não vê nada de mal, mas quando começa o filme (e é sempre logo no começo), se depara com uma cena de se esconder debaixo do sofá: às vezes violência, às vezes sexo beirando a pornografia, ou algo extremamente desagradável. Você tem que trocar de canal, mudar o filme, ou pior se tem que sair do cinema (eu saí por exatamente este motivo uma vez) e perder o dinheiro da diversão, chato né...
E se estamos com filhos junto, é pior. Especialmente crianças mais velhas e adolescentes. Tem imagens que não saem de nossa mente... imagino que na deles é tão ruim e marcante como para nós, mas sem a mesma maturidade que um adulto tem para enfrentar isso. Como fica então? Claro que nesse caso temos que enfrentar e explicar a questão.
Mas hoje quero falar de prevenção. Eu passei a dar bem mais atenção à censura desde meu último ocorrido, e termos certeza do que vamos assistir, oq acham? Acho que pode ajudar a deixar de passarmos por muitas situações complicadas.
Mas confesso que por aqui, não confio 100% na censura. Na minha opinião pessoal, mesmo filmes a partir de 12-14 anos já tem algumas cenas e fatos que não muito apropriados. Censura livre geralmente dá pra encarar, mas quanto mais pudermos saber nesta questão, melhor, para enfim encontrar o entretenimento sadio tão enfatizado pelos lideres.
Nisso, encontrei uma sugestão bem interessante no blog Fala Mãe! A dica é a seguinte:
Procure o nome do filme em inglês e busque por ele no site IMBD. Logo abaixo do resumo há um item chamado “Parental Guide”. Nele você vai encontrar todas as cenas do filmes que possam ter qualquer conteúdo inadequado para crianças, e ele vai detalhar minuciosamente o que acontece nela, se é uma cena mais quente, ou só uma insinuação, um palavrão, inclusive diz em que momento e durante quanto tempo acontece (se precisar use o Google translator para uma ajudinha). Aí cabe a nós pais avaliarmos se é conveniente ou não.
Link original da postagem completa: http://www.falamae.com/2015/09/classificacao-etaria-indicada-nos.html?showComment=1442500452173#c658272299781545544
Gostei bastante de sugestão. E em todo caso, para quem não fala inglês joga no tradutor que, na dúvida, já vai ajudar a tomar a decisão!
O que vocês andam assistindo em família é realmemte bom pra todo mundo?
Vale pensar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário