terça-feira, 7 de março de 2017

Ideias de brincadeiras e mensagens para crianças pequenas na noite familiar

Quando meu primeiro filho começou a interagir conosco, queria muito envolvê-lo na noite familiar, mesmo que de uma forma simples. Porém, é mais difícil do que parece, afinal, fazer uma criança bem pequena sentar para ouvir uma escritura é uma missão quase impossível. O que fazer então?

É fato que temos que chamar a atenção do interesse deles, e ao longo do tempo fiz alguns testes, e obtive alguns sucessos. Compartilho com vocês hoje algumas coisas que funcionaram e acho que podem ajudar vcs.

Antes de começar, como dica geral: use os interesses deles ao seu favor. Por exemplo, se ele adora o mickey, que tal ensinar um princípio do evangelho usando ele? Ou conte uma história usando os seus próprio brinquedos. Com um pouco de criatividade e boa vontade sai muita coisa legal.

Aqui vão algumas ideias:

Manual do Berçário: Este livro incrível não precisa ser usado apenas aos domingos por suas líderes, mas é uma ótima opção aos pais. As sugestões e mensagens que estão no manual também podem ser dadas em casa, até porque cada pessoa prepara os recursos de forma diferente, e claro, estão mais do que adequadas para crianças pequenas.

Hinos ilustrados: Dá pra ensinar princípios do evangelho usando hinos da primária também. Por exemplo, falei sobre a criação e o amor de Deus por elas e por nós com o hino "Meu Pai Celestial me tem Afeição" (é um dos meus favoritos). Desenhei em uma folha todos os elementos do hino como uma paisagem, e na medida que cantava a música, eu pedia para ele apontar e "achar" as palavras que eu cantava no desenho, e assim ele prestava atenção na música.

Desenhando histórias: mesmo que você esteja longe de ser uma artista (eu sou daquelas que faz bonecos palitos), você pode escolher histórias das escrituras e desenhá-las na medida que for contando aos seus filhos. E é possível que termine em vários rabiscos, mas não tem problema nenhum, o importante é passar a mensagem de uma forma agradável à eles.

Imitar sons e fazer mímicas: é muito difícil não ter sucesso com esse tipo de dinâmica. Se você for dar uma mensagem da arca de Noé ou da criação, pode falar e pedir sugestões de animais, e imitar seus sons em seguida (essa faz bastante sucesso aqui). Mas, dá pra, por exemplo, contar uma história da Liahona e fazer os sons dos objetos na história. Brrr de carros, tic tac de relógio, correr no lugar, enfim... a mensagem será muito mais interessante para as crianças!

Videos das escrituras: No site oficial, as mesmas imagens dos livros de histórias ilustradas são reproduzidas em vídeo, e tem além deles muitos vídeos legais de crianças e mensagens, como a história do casaco (que é uma mensagem mórmon e espero que a Igreja ainda produza mais como este). Pra facilitar, aqui está o link de videos do tópico da primária, mas tem muitos outros bem ao lado, como de escrituras, que podem ser usados.

https://www.lds.org/media-library/video/categories/primary?lang=por

Plaquinhas: vc pode dar uma mensagem que, enquanto vc fala, a criança segurar a plaquinha com algo para mostrar. Por exemplo, toda vez que você falar amor, ela ergue uma plaquinha com um coração. Outra opção é, por exemplo, certo e errado. Vc dá exemplo de situações de coisas certas e erradas e a criança pode mostrar plaquinhas com positivo e negativo em cada um. Tem várias adaptações pra usar plaquinhas.

Mostrar a Família: Vc tem fotos reveladas, álbuns de família, coisas assim? Meu menino adora vê-los, falar como éramos crianças e assim ensinar várias coisas sobre a família com nossas próprias imagens, e eles vêm outras coisas que chamam a atenção e dá pra emendar várias de nossas histórias!



E tudo isso sem esquecer os hinos de atividade que dá pra improvisar gestos, cantar de formas diversas (bem baixinho, bem alto, em um pé só, murmurar, de olhos fechados, etc) como se fosse um tempo de música da primária. Se vc não sabe cantá-los, pode usar o site da igreja também para escutá-los. E gravuras para colorir também sempre são uma boa, e tem várias delas nos recursos de mídia do lds.org não tem erro!

Que tal se animar para sua próxima noite familiar?

6 comentários: