quarta-feira, 18 de março de 2015

Reverência e crianças pequenas durante a sacramental

Este assunto é difícil para mim, afinal, não me sinto ainda confortável com o comportamento do meu pequeno nas reuniões sacramentais. Por isso, estive pesquisando algumas dicas, ideias e pensando em como posso melhorar nisso. Achei importante compartilhar aqui também.

Manter crianças quietas durante as reuniões de domingo é uma tarefa difícil para os pais. As crianças nem sempre compreendem tudo o que é falado, e ficar mais de 1h basicamente ouvindo é um sacrifício imenso para alguém pequeno. Mesmo assim, temos que buscar a reverência o mais cedo possível.

Imagem: media.ldscdn.org


Estudando e lendo alguns artigos e tópicos, alguns pontos são bem bacanas de pensar e colocar em prática.

1. A reverência começa por você. Li um artigo onde um ex-bispo comentou que ele observou muitos pais com filhos pequenos. Apesar de inicialmente todos terem dificuldades, aqueles que eram reverentes ao longo da reunião também tinham seus filhos reverentes... ou se tornavam mais reverentes mais rápido. Porém, aqueles que saíam da reunião quando um filho chorava e aproveitavam para conversar ou fazer outras coisas durante esse momento, consequentemente tinham filhos mais irreverentes também.

Margaret S. Lifferth, que foi Conselheira na Presidência Geral da Primária ensinou:

"A reverência inclui desligar os celulares, eletrônicos portáteis e computadores de mão. Enviar mensagens de texto ou ler e-mails em uma reunião da Igreja não é apenas irreverente: desvia a atenção e mostra falta de respeito por quem estiver ao nosso redor. Portanto, somos exemplos de reverência quando participamos da reunião, ouvimos os oradores e cantamos juntos os hinos de Sião".

Ainda tenho que melhorar alguns pontos disso, mas sei que preciso evitar distrações e resolver outros assuntos fora do horário das reuniões. Mas, já tive experiências positivas também. Nos dias em que me concentro apenas em ouvir o máximo possível as mensagens e desfrutar do sacramento, e ajudar meu filho no que eu preciso, eu nem mesmo ouço outros conversando ao meu redor ou outras crianças. Parece que o Espírito me ajuda e tenho um experiência mais edificante. E sei que meu filho pode aprender isso comigo também.

2. Ser reverente dentro de casa. Aprendi também que temos que mostrar respeito e reverência pelo Senhor junto de nossos filhos dentro do lar. O treino é feito ao longo da semana para que o domingo seja uma experiência plena para todos. A reverência também é uma grande demonstração de respeito (que deve ser parte diária de nossa vida) e também "traz a revelação" - declaração do apóstolo Boyd K. Packer.

No Manual da Mulher SUD tem alguns conselhos e ideias muito interessantes:

O lar é a chave para a reverência, e também o local adequado para se desenvolver qualquer outra atitude divina.
Devemos ensinar as crianças a orar. É durante as orações pessoais e familiares que elas aprendem a baixar a cabeça, cruzar os braços e fechar os olhos quando se estão dirigindo a nosso Pai Celestial. O comportamento que aprendem em casa determina a reverência que terão nas reuniões da Igreja. Uma criança que aprendeu a orar em casa, logo aprende que deve ficar quieta e calada durante as orações do serviço de adoração .
(...) A música é um deleite especial para as crianças. Os hinos que freqüentemente são cantados na Igreja, também podem ser usados pelas famílias em casa. As crianças pequenas, principalmente, podem tirar grande proveito, se os pais as ajudarem a aprender hinos fáceis em casa. Desse modo, elas ansiosamente aguardariam a ocasião de poder cantá-los durante a reunião sacramental ou em outras ocasiões.
(...) Os pais de filhos pequenos muitas vezes sentem dificuldade em ajudá-los a apreciar as reuniões e evitar que criem distúrbios. A perseverança, firmeza e preparação no lar são os ingredientes essenciais para o sucesso.

Percebi que preciso insistir e trabalhar mais a reverência em casa. Tenho me aproximado mais do Senhor apenas em momentos que estou sozinha, e que posso incluir muito mais meu pequeno nas coisas do evangelho. Fazemos um básico, mas já vi que posso melhorar.

3. Preparação e antecedência para chegar às reuniões: quando não estamos preparados para algo, a chance de dar errado é grande. Isso também envolve a reverência no domingo. Acredito que todos nós podemos nos preparar desde o sábado a noite para ir à Igreja no domingo.

No Manual da Mulher SUD mais uma vez diz:

"Pai e mãe devem trabalhar em conjunto, assegurando-se de que a preparação para assistir às reuniões seja uma agradável experiência familiar. A correria de última hora, para reunir e aprontar as crianças, e sair apressadamente para as reuniões destrói o espírito de reverência".

Neste ponto pelo menos estou bem, adotei algumas práticas que realmente me ajudam e sugiro à vocês.

No sábado podemos escolher a roupa que usaremos, assim como a de nossos filhos (2-3 roupinhas para bebês que podem sujá-las também é uma dica). Podemos separar os materiais que usaremos em nossas aulas e chamados, lanches e o que mais for necessário. Como crianças "enjoam" rápido de brinquedos do dia a dia, selecione brinquedos, livros e outros materiais que sejam usados apenas no domingo, é possível que o comportamento seja melhor.

No dia do Senhor, todos podemos levantar mais cedo. Os pais podem já se arrumar e ficarem prontos para deixar seus filhos dormirem um pouco mais, mas podem abrir a porta do quarto, as janelas... eu particularmente gosto de colocar hinos para ouvir (uso o aplicativo mórmon chanel, é ótimo). Caso algum imprevisto aconteça, há tempo de resolver. Em casa normal, a família pode ir à Igreja e lá esperar em suas aulas ou ouvindo um prelúdio antes de iniciar, com tranquilidade... isso convida o Espírito.

Enfim, a reverência depende basicamente de nós, e neste momento, nós somos responsáveis pela reverência de nossos filhos. Tem algumas ideias bem bacanas desta mesma lição do Manual da Mulher SUD que resume algumas coisas que falamos e dá outras sugestões, pela qual encerro este post.

“Sugestões aos Pais para o Ensino de Reverência

Os pais podem ajudar seus filhos a participarem das reuniões da igreja com alegria—
  1. 1. 
    Participando da Escola Dominical e da reunião sacramental com seus filhos;
  2. 2. 
    Fazendo preparativos para as reuniões, a fim de proporcionar uma experiência agradável e sem correrias;
  3. 3. 
    Chegando cinco a dez minutos antes do horário programado para o início da reunião;
  4. 4. 
    Sentando-se juntos, em família;
  5. 5. 
    Falando em casa a respeito de um discurso, mensagem, número musical ou outro aspecto da reunião”. (Spencer W. Kimball, Devemos Ser um Povo Reverente, p. 4) (...)
“Os pais com filhos pequenos devem tentar—
  1. 1. 
    Ajudar os filhos pequenos a compreenderem o que se está passando.
    Os filhos pequenos podem-se ocupar em colorir um livro ou caderno silenciosamente, mas é importante ajudá-los a compreender o máximo possível sobre a reunião. Um comentário ocasionalmente cochichado ao ouvido da criança para esclarecer algum assunto da ala ou a mensagem do orador pode ajudar a criança a ficar a par do que está acontecendo. O pai poderia, por exemplo, dizer-lhe baixinho: ‘Aquele é o pai do Pedrinho, e está falando sobre os pioneiros’.
  2. 2. 
    Dar ênfase aos hinos.
    Para as crianças, o canto pode ser uma das partes mais agradáveis da reunião. Incentive o seu interesse pelos hinos, cantando hinos fáceis em casa e ensinando-os a seus filhos. O regente de música da ala talvez possa fornecer uma lista dos hinos que serão cantados nas reuniões futuras.
  3. 3. 
    Reforçar as regras de etiqueta aprendidas em casa, na Primária e na Escola Dominical.
    Ajude as crianças a lembrarem-se de que devem cruzar os braços e abaixar a cabeça durante as orações, e que devem sentar-se bem quietinhas durante o sacramento. Elas devem compreender que é falta de cortesia brincar nos corredores ou ficar entrando e saindo da capela durante a reunião.
  4. 4. 
    Dar o exemplo.
    Dê um bom exemplo, mostrando interesse pela reunião, comunicando-se somente quando necessário e em sussurros, e ensinando as crianças a fazerem o mesmo.
  5. 5. 
    Certifique-se de que as crianças estão prontas para as reuniões.
    As idas ao banheiro e ao bebedouro devem ser feitas antes do início da reunião”. (Spencer W. Kimball, Devemos Ser um Povo Reverente, pp. 4–5)
Como vocês lidam com a reverência em suas famílias?


Referências:

https://www.lds.org/liahona/2009/05/5?lang=por&query=reverencia

https://www.lds.org/manual/the-latter-day-saint-woman-basic-manual-for-women-part-a/013?lang=por&query=reverencia

2 comentários:

  1. Muito bom! O que adorei foi que tudo está escrito e aprovado pela igreja, ou seja: devemos fazer. Como é bom termos líderes que se preocupam com todos os detalhes e dificuldade pelos quais podemos e provavelmente iremos passar.
    Acredito que a tarefa de manter uma criança reverente nas reuniões seja bastante cansativa. Me lembro de minha mãe fazendo várias destas dicas para nós.
    Espero ter essa força e persistência!

    ResponderExcluir
  2. repassado a todos os grupos de ala que tenho. nao desiste do blog

    ResponderExcluir