quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Preparação para o batismo de seu filho

Esses dias fiz um post  sobre a preparação para a benção de um recém nascido, e agora achei interessante comentar sobre a preparação para o batismo de uma criança quando ela completar 8 anos. Eu não sou experiente nisso, afinal ainda vão demorar alguns anos para eu - espero - ter a oportunidade de participar do batismo de meu filho, mas acho que posso dar algumas contribuições.



8 anos é um marco importante, mas ao mesmo tempo, é mais uma comemoração de aniversário, que deve ser sim celebrada. se possível, mas desta vez creio que é importante dar uma ênfase maior ao batismo e convênio que seu filho irá realizar.

Tenho um primo que foi batizado faz alguns anos já, mas achei muito bonitinho quando, no dia de sua entrevista batismal, que foi realizada durante a semana, ele colocou seu terno e gravata e quando minha tia perguntou porque ele estava sim se não era domingo, ele respondeu que iria conversar com o bispo para sua entrevista do batismo e estava indo à Igreja e devia ir com a roupa certa. Fofo né... ele já sabia da importância deste convênio.


Algumas sugestões que acredito serem interessantes;


- Explique ao seu filho o que irá acontecer durante aquele mês de preparação até o dia do batismo. Converse com ele para se preparar para uma experiência especial onde toda a família pode estudar as escrituras que falam sobre o batismo, seus convênios e sobre o dom do Espírito Santo também. Fale sobre a entrevista com o bispo e oriente-o que será uma oportunidade de avaliar se ele está digno e assim pronto para o batismo. Isso pode ser feito na noite familiar, lembrando que no livro de recursos da noite familiar tem uma aula específica sobre isso.

- Muitos optam por realizar o batismo e a festa de aniversário no mesmo dia, outros separam. Cada um faz o que acha melhor, mas acredito que o batismo deve ser tratado como a prioridade. Não se esqueça de chamar os familiares mais próximos e líderes da primária que são importantes para ele, e de alguma maneira todos participarem desse momento.

- Comece a pensar na ata batismal com algum tempo de antecedência e peça a opinião de seu filho. Isso inclui escolher pessoas para fazer as orações, mensagens dos princípios do evangelho e hinos, e principalmente, os homens portadores do sacerdócio que irão participar das ordenanças. Você pode levar isso então ao bispado ou líder responsável que irá acompanhar o batismo e se preferir, imprimir cópias da ata para quem participar no dia.

- Enfatize também a ordenança do Dom do Espírito Santo e de como ele será um companheiro constante se tomarmos as decisões corretas em nossa vida. Talvez 2 noites familiares, uma com cada tema, sejam interessantes.

- Depois do batismo, ensine sobre o sacramento em casa e na Igreja, que é uma oportunidade de renovar o convênio realizado todas as semanas, sempre buscando ser uma pessoa mais digna e melhor.


---------

Eu gosto de presentear crianças com algo significativo no dia do batismo, para que seja algo especial e lembrado. Há presentes nas lojas dos EUA voltados para isso e mesmo aqui há opções, mas... tenho duas ideias para quem quer dar algo significativo:

Pingente de gota: para meninas, gosto de presentear com alguma correntinha com uma gotinha (tem vários modelos por aí, minha favorita é aquela de zircônia com um brilho bonito) e que representa justamente a água do batismo.

Diário: para qualquer criança, um caderno simples, talvez com uma capa e uma foto da família dentro pode ser o primeiro diário da criança. Ela pode começar escrevendo sobre seu batismo e os sentimentos especiais que teve, os pais podem dar ideias do que o filho pode escrever. Eu ganhei o meu primeiro diário no meu batismo e escrevi a partir dele minha história, super simples, apenas um caderninho com ursinhos coloridos na capa, mas que está guardado e escrito com carinho até hoje.

Ah, sempre gosto de entregar uma cartinha junto com os presentes falando sobre o porquê dele e sobre o batismo também.

Por fim, tem alguns bons artigos para crianças que saíram nas últimas Liahonas sobre batismo, aqui vão mais ideias que podem ajudar:

Ajudar as crianças a prepararem-se para o batismo

Tornamo-nos membros da Igreja por Meio do Batismo e da Confirmação

Uma benção para o batismo

Os primeiros princípios e ordenanças do evangelho permitem-me voltar a viver com Deus


E vocês? Quais outras sugestões são boas para o batismo e confirmação?

Um comentário: