quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Escreva seu testemunho

Este post vem através de uma experiência que passei alguns dias atrás, e isso me fez perceber a importância de não apenas prestar meu testemunho, mas de registrá-lo para hoje e para o futuro das próximas gerações - começando por nossos filhos.

Imagem: Freepik
A história começa 10 anos antes disso, então, tenham paciência, mas está bem resumida, ok?

Quando meu esposo foi para a missão nós já éramos namorados. Eu decidi terminar o namoro, porque apesar de já amá-lo, eu tinha uma incerteza de que era realmente ELE quem seria meu esposo. Mas, mantivemos o contato, claro que eu desejava que ele fizesse uma missão bem sucedida e esperava por suas experiências espirituais.

Quando ele partiu, pensei o quanto estaria dedicado ao evangelho e iria progredir por ter um contato constante com as escrituras, os membros e tudo mais. Decidi que também queria crescer espiritualmente como ele de alguma maneira, e optei por melhorar com um plano de estudos pessoais mais arrojado.

Era início de ano e aumentei meu tempo de estudo. Comecei a estudar o Livro de Mórmon junto com seu respectivo Manual do Instituto, que era o curso do ano. Inclusive mudei de turma no instituto, pois não estava me concentrando bem na aula que assistia, e um grupo menor em um horário alternativo fez muito bem pra mim.

Neste primeiro ano, já senti uma diferença muito grande de compreensão das escrituras e que tinha aprendido muito, concluindo tanto a leitura do Livro de Mórmon como do Manual. Por isso, decidi que faria o mesmo com as demais 3 obras padrão que estudaria no instituto.

Aí peguei o manual de Doutrina e Convênios e vi que ele era O DOBRO do manual do Livro de Mórmon. Fiquei inicialmente preocupada se daria conta, mas refleti que eu não estava em uma corrida e que eu deveria usar o tempo que fosse necessário para o estudo, afinal, não teria problema finalizar ou não o livro no ano regular desde que estudasse diariamente: era mais importante compreender os ensinamentos. Assim, demorei 1 ano e 4 meses para concluir esta segunda obra.

Aí a coisa começou a pegar.

Quando chegou a vez do Velho Testamento, além da complexidade e maior atenção que alguns escritos deveriam ter (pessoalmente, se você acha Isaías complicado, experimente Ezequiel: o primeiro capítulo já dá uma bela prova do que vem pela frente), fui surpreendida com o fato de que não era 1, mas 2 MANUAIS do MESMO tamanho do de Doutrina e Convênios como auxílio de estudo. Já estava "atrasada" e só pensei, "vixi, agora já era". Fui em frente, mas já desisti mesmo de concluir mais cedo a leitura das obras.

E claro que junto com tudo isso ao longo dos anos, a vida mudou. Cursei meu último ano de faculdade, fiz TCC e me formei. Meu namorado voltou, vimos que era pra ser nós dois mesmo, noivamos e casamos. Fiz uma pós-graduação e trabalhei por 7 anos em uma empresa boa, mas que exigiu bastante de meu tempo e trabalho. Servi nas moças por 7 anos também, e inclusive me formei no Instituto nesse período, afinal eu frequentei certinho as aulas. Por fim, meu menino nasceu e trouxe muitas bençãos, aprendizados, e claro, mais mudanças em nossas vidas.

Outras opções relacionadas ao estudo das escrituras surgiram também: além da preparação de aulas, atividades e discursos, tinha a leitura da Liahona, das aulas dominicais e outros 2 desafios de leitura surgiram no meio do caminho: um do Livro de Mórmon e um de Jesus, O Cristo da Soc Soc de nossa ala, que fiquei feliz por cumpri-los também.

Então, a minha leitura das obras padrão "atrasou" bem mais que o previsto. Foram mais de 3 anos para concluir o Velho Testamento, e por fim faltou o Novo, que felizmente era 1 manual - do grande - mas 1 apenas. E consegui me enrolar pra ler este também: foi na época da gravidez, e eu sempre estudava as escrituras, mas estudava pouco este livro em específico, e  nesta enrolação foi mais 1 ano.

Neste 2015, decidi que era hora de terminar o que havia começado há tanto tempo e me concentrar, afinal, faltava apenas a metade do novo testamento. Me planejei e por fim, em outubro/2015, eu terminei meu projeto pessoal e li as 4 obras padrão e seus respectivos manuais. Senti uma alegria e satisfação muito grandes por isso.

Aí - que agora finalmente entra o título do post - decidi escrever em meu diário este "feito". Escrevi algo similar ao que relatei acima de todo o processo e meu testemunho de quão importante esses anos de experiência e estudo foram pra mim, e como isso fez crescer o amor pelas escrituras e pelo evangelho. Prestei meu testemunho em uma tarde  qualquer do dia a dia, e tive um sentimento incrível de aprovação do Espírito ao assim fazê-lo, que ficará em meu coração.

E depois, pensei na importância deste registro para meu menino e outras gerações que vieram em minha família, este um dos legados que gostaria de deixar, e como eles vão saber da minha fé se eu não parar de vez em quando para registrar meus sentimentos e meu testemunho do Salvador?

Por isso, desafio vocês a registrarem seu testemunho.

Escrevam suas experiências espirituais e como isso as fortaleceu;
Escrevam como seu testemunho as mantiveram firmes em tempos difíceis;
Escrevam seu testemunho do Salvador, e como seu exemplo e amor fazem toda a diferença.

Espero que isso um dia os influencie, e que os mesmos sentimentos doces que tive possam tambérm surgir no coração de minhas futuras gerações através do que escrever. Isso nos marca, é muito especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário