quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Estar bem por eles

Estes dias estava conversando com uma amiga querida que precisou tomar uma decisão difícil porque precisa cuidar de sua saúde. Ela me falou algo que me tocou bastante: preciso estar bem para cuidar das minhas filhas.

E ela estava certíssima e me levou a pensar e tomar algumas decisões... e a escrever este post.

Um dia em que eu estava realmente bem!

Quando eu tinha uns 12 anos (e isso é o que eu me lembro, se não for antes) sempre espirrei muito. Vivi todos os anos com dores de cabeça, coriza, resfriados e gripes constantes, até mesmo no verão pegava dessas, mas... nunca fui descobrir a real causa e fazer um tratamento. Fiquei com "é algum tipo de rinite" e não fiz nada por isso. Tive dias bem ruins, mas sempre sendo a "fortona" achando que ia dando um jeito, levando "nas coxas".

Convivi com isso até hoje, passados tantos anos, mas quando meu filho começou a apresentar sintomas assim, já falei com a pediatra, fizemos exames e até cirurgia de remoção de adenoide (ele tinha muito) ele fez e isso o ajudou a respirar e dormir melhor. E depois de tudo isso ter acontecido e de ter escutado da minha amiga que "precisamos estar bem para cuidar deles" eu decidi que já estava mais do que na hora de ver e tratar isso que tenho, e fui na minha primeira consulta ao otorrino semana passada, finalmente.

Não sei explicar exatamente o porquê de não ter visto isto antes, já que tenho condições para... talvez preguiça, falta de tempo por não me organizar, sei lá... só sei que eu preciso estar bem - de todas as maneiras e em todas as necessidades, para cuidar da minha família. E acho que todas nós temos que buscar isso.

Meu problema, felizmente, é muito pequeno comparado a tantos outros de tantas outras mulheres valorosas que conheço - e não conheço. E cada uma de nós tem problemas diferentes, que desafiam nossas vidas. Não importa se é financeiro, emocional, pessoal, ou seja o que for. Muitas vezes apenas pensamos no bem estar dos outros. É algo maravilhoso, mas, não podemos esquecer que, se nós não estivermos bem, nós não conseguimos ajudar, cuidar e servir, a família e ao próximo. E todas nós merecemos estar bem.

Um exemplo clássico: se você está num avião e cai a máscara devido a cabine despressurizada (nunca conheci ninguém que usou, mas melhor não né), pede-se para colocar primeiro em você, e depois no filho ou pessoa ao lado. Se você desmaiar, ninguém fica bem, não é? Bombeiros e médicos usam este método em situações de emergência: eles precisam estar bem e seguros para poder conseguir socorrer outras pessoas com as habilidades que as pessoas que não são profissionais não possuem.

E convenhamos que isso vem totalmente de encontro com os ensinamentos de autossuficiência que tanto escutamos de nossos líderes. Precisamos buscar nossa autossuficiência material, emocional e espiritual para poder cuidar e servir, não é? Muito melhor pagarmos o fundo de jejum do que utilizarmos ele, não concordam?

Entendo que cada situação é diferente, mas desafio a mim (já comecei minha parte) e à vocês a cuidarem de seu bem estar.

- Se algo em sua saúde está te incomodando, marque uma consulta, mude hábitos, busque melhorar.

- Se suas finanças não estão em ordem, encontre meios de economizar, trabalhar em algo diferente, conseguir mais dinheiro de uma forma digna, mesmo precisando se reorganizar ou trabalhar mais.

- Se você não está emocionalmente bem, procure profissionais e mesmo seu bispo e lideranças. Alguma maneira de consolar e ajudar vai surgir.

- Se você sente-se mal espiritualmente, seja por algum pecado ou algo de errado, o perdão existe para todos. Ore e peça a Deus para guiar suas ações, e assim se livrar deste fardo.

- Seja qual for o problema, busque ajuda, para um dia você poder ajudar também.

Desejo que todas mães e famílias SUD possam ESTAR BEM, para que possamos fazer mais por nossos esposos, filhos e ao próximo de modo geral!


Um comentário: