quinta-feira, 22 de junho de 2017

Fortalecer a família

Esse foi o tema do discurso que dei faz quase 2 meses, e foi muito especial para mim. Cada vez mais entendo e vejo como temos que lutar para fortalecer nossa família. Por isso agora ele é um post, e tem um pouco do que compreendi, das minhas experiências, e espero que vocês gostem!


FORTALECER A FAMÍLIA

A família, desde a pré-existência, é uma instituição especial para nosso Pai Celestial, e consequentemente, para seu plano eterno. Somos filhos de Deus antes de tudo, e Deus sabe que as maiores bênçãos e a exaltação só podem ser alcançadas em família, afinal “a família é essencial ao plano do Criador para o destino eterno de Seus filhos”.

Pelo mesmo motivo, Satanás tenta destruir e descaracterizar a família, conforme o modelo divino, invertendo papeis e responsabilidades e aceitando relacionamentos diferentes do casamento ordenado por Deus, apenas entre homem e mulher. E por isso é tão necessário fortalecermos nossa família em tempos atuais, onde as forças do mal trabalham muito para conseguir sucesso.
Mas como fortalecer a família em tempos tão difíceis?

Antes de tudo, é importante definirmos as prioridades de nossa vida. A nossa família é mesmo uma grande prioridade? Há mais de 40 anos, a Primeira Presidência na época declarou: “Você despende tanto tempo fazendo com que sua família e seu lar sejam bem-sucedidos, quanto o faz à procura do sucesso social e profissional? Está devotando o melhor de seu espírito criativo à unidade principal da sociedade--a família--ou é o seu relacionamento com a família meramente uma rotina, uma parte desagradável de sua vida? Os pais e os filhos devem estar dispostos a colocar as responsabilidades de família em primeiro lugar, a fim de poderem alcançar a exaltação familiar”. [Family Home Evening, (1973), p. 4

Esta citação é bastante dura e firme, mas me fez refletir o quanto a família precisa ser o mais importante de nossas vidas. Como cônjuges e pais, não podemos tratar nossos parceiros e filhos de forma indiferente e viver em rotina automática. Como filhos – e afinal é muito importante que não apenas os pais, mas filhos de todas as idades procurem fazer sua parte dentro de casa ajudando e compartilhando experiências e momentos – somente com um relacionamento forte e desenvolvido, com a base no evangelho, que nos levará a verdadeira felicidade e exaltação.
Considerando o quão importante é ter uma família fortalecida com o evangelho, destaquei alguns pontos que acredito serem simples, mas que merecem ser reforçados e relembrados, e isso faz toda a diferença em nossas vidas.

1. Noite Familiar. O Manual Básico da Mulher Sud menciona que “A noite familiar desenvolve o amor e a confiança no Pai Celestial. Ela amplia a compreensão das pessoas a respeito do evangelho, fortalece as relações familiares e incentiva cada um a desenvolver seus talentos." Não é necessário fazer algo elaborado ou complicado, o mais importante é ter este tempo com todos da família e compartilhar o evangelho. Ainda que a noite de segunda feira seja a recomendação para realizá-la, devemos encontrar o melhor dia para todos. Quando eu estava na faculdade e morava com meus pais, tinha aulas durante a noite, e por isso, por algum tempo passamos a realizar noites familiares aos domingos de noite. Mesmo com limitações de conhecimento ou tempo, façam, da forma que puderem, que isso fortalecerá sua família.

2. Oração Familiar. 3 Néfi 18:21 menciona “Orai ao Pai no seio de vossa família, sempre em meu nome, a fim de que vossas mulheres e vossos filhos sejam abençoados”. Ao realizar orações familiares, recebemos muitas promessas que vão fortalecer também nossa família. “Por meio da oração familiar regular, você e os seus familiares se aproximarão mais de Deus e uns dos outros. Seus filhos aprenderão a comunicar-se com o Pai Celestial. Todos vocês estarão mais bem preparados para servir aos outros e para resistir às tentações. Seu lar será um lugar de força espiritual, um refúgio das influências malignas do mundo (Tópicos do Evangelho – oração).

3. Desenvolver confiança: O profeta John Taylor ensinou: “Pais, sejam sinceros; ajam de modo que os filhos confiem em sua palavra, de modo que, se o pai ou a mãe disser algo, os filhos digam: “Se meu pai, ou minha mãe, disse isso; sei que é verdade, porque ele, ou ela, nunca falta com a verdade nem mente”. Esse é o tipo de atitude que queremos cultivar entre nós e na nossa família”. É muito difícil adquirir, mas quando se perde a confiança, nenhum relacionamento funcionam. Todos da família devem cumprir promessas. Seja um pai dar um sorvete que prometeu ao filho que foi corajoso ao tomar um vacina, seja um filho que prometeu que iria à casa de um amigo e realmente foi lá e retornou para casa em horário combinado; quaisquer situações.

4. Ter respeito: John Taylor também ensinou: “Pais, sejam corretos no trato com os filhos; eduquem-nos no temor do Senhor; eles são mais importantes para vocês do que muitas coisas que consomem a sua atenção. Vocês, filhos, obedeçam os pais; respeitem o pai e a mãe. A mãe cuida de vocês e o pai quer o seu bem; todo o amor, afeto, e carinho dos dois é para vocês. Não os façam sofrer, desviando-se dos princípios corretos; em vez disso, andem no caminho da vida. O respeito tem sido cada vez mais ausente, mas é de grande valor, temos que repensar se o tratamento que damos aos nossos familiares tem sido respeitoso realmente, e mudar o que for necessário.
Certa vez vi a história de um homem que tinha 2 filhos meninos, que ainda acreditava no casamento e deseja esta benção para sua vida, mas estava separado. Ainda assim ele decidiu, no aniversário da mãe de seus filhos, enviar flores desejando parabéns. Muitos questionaram sua atitude, já que não estava mais casado, mas ele respondeu que sabia e desejava que seus filhos tivessem sucesso em seus casamentos, que tivessem respeito e amor pela mulher que um dia encontrariam, e por isso era gentil e respeitoso enviar flores para aquela que, afinal, era a mãe de seus filhos. É uma atitude simples, mas de grande impacto, e o respeito envolve muitas destas situações.

5. Nutrir o amor. Normalmente não temos o hábito de elogiar ou falar coisas boas na mesma frequência nos irritamos e falamos palavras grosseiras. “Não devemos ser ríspidos e indelicados com nossos familiares. Vocês nunca devem dizer ou fazer aos filhos nada que não gostariam que eles imitassem”. 

O presidente Taylor, sobre isso, também disse: “Maridos, será que vocês amam sua esposa e tratam-na bem? [Vocês] Devem tratá-la com toda a bondade, misericórdia e paciência, não devem ser ríspidos nem desagradáveis, nem dispostos a agir de modo autoritário. Quanto a vocês, mulheres, tratem bem o marido, tentem fazê-lo feliz e colocá-lo à vontade. Empenhem-se (no plural) em fazer com que o lar seja um pedacinho do céu e em nutrir o bom Espírito de Deus. Nós, os pais, devemos educar os filhos no temor de Deus e ensinar-lhes as leis da vida. Se vocês agirem assim, teremos paz no coração, na família e à nossa volta.

Por fim, a família proclamação ao mundo menciona o que considero um resumo do sucesso para uma família forte no evangelho e na vida. “O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do perdão, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares”. 


Eu sei o quanto isso é verdade. Não importa se há mães que precisam trabalhar fora, pais que viajam, e quaisquer situações complicadas. O que mais importa é a qualidade do tempo que temos em família; quando sabemos o que está acontecendo e cuidamos uns dos outros, e podemos confiar uns nos outros; quando diariamente vivemos princípios do evangelho. Isso nos tornará mais fortes. Nos últimos anos, apesar de ainda errar em muitas coisas, eu tenho tentando fazer coisas boas para unir a família, e quando conseguimos, temos um Espírito maravilhoso, boas recordações e acima de tudo, felicidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário