terça-feira, 15 de setembro de 2015

Você tem pena de acordar seu filho para ir à Igreja?

Domingo de manhã. Você acorda e começa a se arrumar para ir na Igreja, e quando abre a porta do quarto de seus filhos, vê eles dormindo profundamente... aquele soninho gostoso e que é uma delícia só ficar ali vendo eles tão bonitinhos descansando. O fim de semana foi cheio, às vezes eles até acordaram de noite, demoraram pra pegar no sono mesmo, você também está cansada, e a Igreja começa um pouco cedo mesmo... será que não dá pra deixar eles dormirem mais um pouquinho? 


Eu já me deparei com essa questão algumas vezes, incluindo o último final de semana. Meu pequeno normalmente dorme até umas 9h00-9h30, e nos domingos acordamos ele por volta de 8h25. E ele tem um probleminha respiratório e tem algumas noites que ele demora pra se ajeitar e ficar bem, e dá muita dó de tirá-lo da cama quando parece que ele está conseguindo descansar bem naquele momento.

Cada família é uma rotina, e em muitos lares a criançada acorda super cedo, e isso não é um problema. Mas, acredito que chegará o momento em que toda família vai lidar com essa questão, afinal com o crescimento deles, é uma tendência dormir um pouquinho mais tarde a noite, e acordar mais tarde pela manhã (especialmente quando chega a adolescência).

Pensando nisso e se eu deveria ceder de vez em quando, me veio outro pensamento: se ele não aprender desde cedo a importância de se preparar e ir à Igreja em todos os finais de semana, será que ele vai mesmo fazer disto um hábito em sua vida? É mais importante dormir um pouquinho a mais bem no horário das reuniões ou estar lá para aprender, tomar o sacramento e alimentar o Espírito?

Então, cheguei a conclusão que é melhor ser firme e, se isso acontecer, mesmo que com choro e reclamação, acordar nossos filhos e irmos todos para a Igreja. Não é uma imposição, é algo que a família faz junto porque é importante, assim como consideramos importante levá-los à escola, ao médico e outros compromissos que são com horários programados,  Naturalmente, nós temos que ser disciplinados também e levantar no horário e nos prepararmos desde o sábado para estarmos dispostos e prontos.

Pensei que, dentro da educação que damos à eles, bons hábitos devem ser aprendidos. Na vida, eles vão enfrentar desafios e terão que se organizar e enfrentar todas estas coisas. Levantar cedo para ir à escola ou alguma outra atividade, realizar tarefas que não são de seu agrado, mas necessárias. Por que não incluir a Igreja e os hábitos desde sempre? Afinal, não é algo ruim, mas excelente e tão necessário para nossas vidas, e sabemos que para a deles também!

Então, se você teve essa dúvida como eu, fica minha reflexão. Eu já decidi: ele acorda com aquela mesmo com aquela preguiça toda, e de tarde, ele tira a soneca do tempo que ele quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário