sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O que aprendi viajando com um bebê... E minhas dicas.

Se tem algo que AMO, é viajar... eu não sonho em ter uma casa enorme, um carro de luxo, ter roupas, sapatos e acessórios novos e na moda, mas... eu sonho e quero mesmo é sair pelo mundo. Se eu pudesse, gastava mesmo tudo o que tenho nisso.

Já que o verão e as férias estão aí, resolvi compartilhar algumas coisas sobre viagem hoje.

Então depois de me tornar mãe e me adaptar a uma nova rotina, e o que durou cerca de 2 meses, eu queria voltar a passear. Aí comecei a me informar em como faria isso com o Mateus.

A primeira vez que viajamos com nosso pequeno foi para à praia de Guaratuba, bem pertinho e de carro (saindo aqui de Curitiba, tem gente que nem conta isso como viagem), mas fomos. Ele tinha 3 meses e foi nossa primeira experiência fora de casa. Ventou muito nos dias que estivemos lá e saímos pouco de casa (na areia mesmo foram só 10 minutos) mas deu pra aproveitar a paisagem e mudar os ares.

A segunda viagem foi quase a mesma distância, mas fomos passar o ano novo em um hotel em Paranaguá, foi até mais curta. Muito calor e o bebê aproveitou muito a piscina (e a màe também). Logo que nasceu foram apenas os primeiros 10 dias de choro, no banho, mas depois ele se tornou um fã de água até então. Estávamos em família com meus pais e meu irmão e isso foi ótimo para nos ajudar. Depois disso, ainda fomos e voltamos umas 2 vezes da praia em Guaratuba.


Para essas viagens curtas, a única coisa que achei trabalhosa mesmo foram os preparativos, afinal, tem que levar tudo o que ele precisa: roupas a mais dos 4 estações em caso de... carrinho e bebê conforto, alimentação, brinquedos... tem muitos blogs e sites que podem ajudar com listas bacanas do que levar, não é meu foco aqui, mas de resto, tudo bem. Claro que horários mudam, voltamos antes para casa, mas achei que foi tão gostoso, especialmente por darmos sorte com uma temporada tão ensolarada.

Mas... o marido tinha férias para tirar e queríamos muito mesmo fazer algo maior, já que tínhamos ainda um dinheirinho pra gastar. O bebê estava completando 9 meses (começou engatinhar praticamente na viagem). Pensamos muito e decidimos ir para Buenos Aires (Argentina) e Motevideo (Uruguay). Eu ainda amamentava, então não levar o bebê não era uma opção.

Encaramos a viagem de avião, bem mais distante, e por serem duas cidades (aliás 2 países), pegamos barco e ônibus nessa viagem. Loucura? Um pouco sim... foi bem diferente do que uma viagem a dois, em lugares de muito mais frio e vento, mas conseguimos, "empacotamos" nosso bebê e fizemos TUDO o que programamos e foi uma viagem deliciosa. Ainda encontramos alguns locais interessantes para levar o baixinho, como o Museu de los Niños em Buenos Aires e o Zoo da cidade. Passamos rapidamente pelo templo de Montevideo, pequeno mas muito bonito (como todos).





Dessa minha experiência, não quero compartilhar sobre como viajar, o que levar, etc. Tem mais pessoas que já escreveram coisas muito boas, mas algumas considerações:

1. Faça o RG de seu filho o quanto antes: como nós fomos para o mercosul, pudemos usar em todas as mudanças de país e seja no que for, mas... é muito melhor do que andar mesmo em sua própria cidade com a certidão de nascimento, geralmente único documento que a criança tem. O RG é menor, mais prático, é um documento oficial, serve para viajar, levar no hospital com carteirinha, etc.

2. Programe-se com folga: conhecendo os horários da rotina de seu bebê, se ele dorme no carrinho, coisas assim, você consegue fazer ótimos passeios, afinal, eles costumam gostar de ver coisas diferentes. Mas, não programe muita coisa em um dia, sabemos que eles se cansam, ficam chatos fora de um ambiente mais familiar, então respeite os horários de sono, volte pra casa ou para o hotel para isso, e se vc não estiver sozinha, vc pode ser revezar nesses cochilos para sair sozinha fazer alguma coisa.

3. Prepare-se para possíveis mudanças e imprevistos: a gente não sabe quando vai ter que trocar a fralda, ou se ele vai ficar doente, então, seja flexível na programação e improvise se precisar. Eu troquei o rapaz por necessidade em um banco de praça no meio de uma feira... faz parte!

4. Se puder, viaje com mais gente: é bom dividir o bebê com amigos ou familiares que possam ajudar. Tem pessoas que gostam de passear bastante, mas outras gostam apenas de ficar sossegadas curtindo uma paisagem ou ambiente e elas podem tranquilamente dar uma olhada na criançada. Fica menos pesado para a mãe e divertido para todos.

5. Prepare-se para o retorno: uma viagem, especialmente longa, pode mudar tudo. Meu pequeno era s
o colocar no berço que ele virava e dormia. Depois da viagem, ele demorou muito mais pra dormir nas duas semanas seguintes (quase três) e também teve dias mas difíceis. No geral foi tudo bem, mas eles precisam de tempo pra voltar a rotina (e quem sabe vc tem sorte e nem passa por isso).

Mas... lá vamos nós denovo no fim do ano viajar, e estou super animada, ainda mais porque ele anda agora e acho que será ótimo!

Meu último conselho: na dúvida, VIAJE! Claro que excluímos os super recém nascidos, mas, com programação e cuidado, você vai se arrepender só se não for!

Nenhum comentário:

Postar um comentário