segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Tradições natalinas

Já estamos na semana do natal, como cada ano pode passar cada vez mais rápido? Mal estava eu lembrando do natal do ano passado, e já estamos preparando tudo para o dia de natal deste ano.



Eu amo o natal, com tudo o que tem direito. Enfeites, luzes, decorações, música, presentes e papai noel inclusive (sei que algumas irão discordar, mas claro que isso é moderadamente e com o foco certo)... mas principalmente porque, ao focarmos o natal como uma época de amor, alegria, caridade, serviço e devoção, conseguimos celebrar o nascimento de Cristo da melhor forma possível.

Minha mãe sempre foi uma grande fã dessa época: arruma a casa dela com muita antecedência, e... demora, porque tem muito enfeite pra colocar em todos os cantos da casa. Ela também sempre procurou lugares e eventos natalinos para ver, assistir, participar, e crescendo no meio de tudo isso, o natal se tornou uma época especial para mim também.

Da minha mãe e de minha infância, surgiram 2 tradições natalinas: decorar a árvore e casa em família. Ficávamos ansiosos para o dia da montagem da casa, e hoje, também fico pra decorar meu próprio lar. Costumamos ouvir músicas de natal nesse dia e espero que meus filhos futuramente curtam isso tanto quanto eu.

A outra tradição é justamente aproveitar o que a cidade e a Igreja oferece no natal. Eu realmente pesquiso e procuro ir em alguns lugares. Além dos shoppings (que esse ano visitamos 3), assistimos aqui em Curitiba a famosa apresentação do coral de crianças do Palácio Avenida, fomos à um Parque Natalino que tinha até "neve" que era espuma, e ainda celebramos geralmente com o evento de natal da ala, e em nosso caso, teve uma apresentação dos jovens da estaca que fomos prestigiar. Acho que tudo traz um bom espírito de alegria.

Com o passar do tempo, quando jovem, eu e meus irmãos sempre nos envolvemos com música e cantamos em corais, já foram muitos até hoje, incluindo vários coros e cantatas de natal. Lembro deles com muito carinho. Já cantei em feirinha no bairro, na sede da estaca, no shopping, e ano passado cantamos com amigos em grupo feito em 1 semana no centro da cidade na véspera de natal (e carreguei meu pequeno junto). Foi muito bom e cantar e pra mim, cantar no coral, especialmente no natal, é a minha tradição pessoal.

Já no início da idade adulta, tive um momento, acho que foi em uma noite familiar nesta época, que achei que deveríamos aproveitar este fim de ano para valorizar e agradecer as coisas boas que aconteceram. Então veio a ideia de brindarmos em família uma coisa boa que tenha acontecido no ano. Começamos fazendo isso com rabanadas e champagne (sem álcool, claro), usamos taças e cada pessoa da família fala uma coisa boa para propor seu brinde, e relembramos como somos abençoados.

Estas são algumas tradições que me fazem amar ainda mais o natal. As tradições sempre trazem um bom Espírito para mim, e tendo isso comigo, me lembro mais do Salvador, seus bondosos desejos à nós e seu amor com toda a humanidade, que nasceu humildemente em um estábulo, e mesmo sendo Rei, deu sua vida por cada pessoa da terra, independente do que cada um pensa  Dele.

Já adianto meu Feliz Natal à vocês, e espero que, de alguma maneira (mesmo virtual ou em oração), possamos celebrar com aqueles que considero os melhores presentes de nossas vidas: nossos filhos e nossa família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário