segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Maternidade e Exercícios Físicos

"Para cuidarem bem do corpo, comam alimentos nutritivos, exercitem-se regularmente e durmam o suficiente: Pratiquem o equilíbrio e sejam moderados em todos os aspectos de sua saúde física"- Para o Vigor da Juventude

Imagem: lds.org/youth

Sempre fui uma pessoa ativa na parte física. Quando criança (aliás, dos 6 aos 14 anos), eu fui ginasta, daquelas que treinam muito todos os dias e viaja para competir em muitos lugares, experiência que me ensinou muito desde cedo.

Nos anos seguintes, até depois do casamento, passei a fazer dança. Fiz sapateado, ballet e jazz (esse último o que mais amo) e quando comecei a tentar engravidar, acabei parando de me exercitar, eu viaja e trabalhava bastante na época (o que não deveria ser uma desculpa, mas sabe como é).

Foram praticamente 2 anos parada, e quando finalmente engravidei (como vcs sabem, demorou um pouco), tive um pequeno descolamento onde minha médica orientou a não "inventar moda", ou seja, se não fazia atividade física até então, não era hora de começar. Então até o Mateus nascer e se adaptar com as mamadas e a vida materna, os exercícios ficaram para trás.

Quando o Mateus estava com uns 8 meses, comecei a me incomodar com isso. Eu queria voltar a fazer alguma coisa. Confesso que nunca fui fã de academia, o que seria uma alternativa, mas por não gostar muito, não esforçava por procurar outra coisa. Eu queria que fosse algo fixo e com comprometimento, mas... se eu fico com o baixinho o dia todo, inicialmente teria que ser a noite.

Mas daí não dava certo. Sempre tem alguma coisa: um evento em família, atividades na Igreja (eu estou na mutual toda semana, só pra começar, além de templo, reuniões da Soc Soc, etc.) além dos dias que o maridão chega mais tarde por problemas no trabalho, impossíveis de prever. Não estava dando certo.

Nessa época, eu andava preguiçosa. Meus horários de sono eram desregulados. Tinha dias que o bebê acordava até em um horário tranquilo, depois das 8h30, e mesmo assim eu só queria ficar me enrolando na cama. Não dava mais e decidi tomar uma atitude: mudar minha rotina para ser menos preguiçosa e conseguir me exercitar. Já vi muitos pais correndo no parque empurrando seus filhos no carrinho, ou seja, deram um jeito. Por que não eu podia dar um jeito também?

No meu caso, percebi que a melhor maneira de me exercitar diariamente em horário fixo era se fosse bem cedo pela manhã, antes do maridão sair pra trabalhar e do Mateus acordar (que felizmente dorme bem e não acorda antes das 8h00). Então optei por deixar a preguiça de lado e acordar, sim, às 6h40 para fazer exercícios (eu acordava às 6h00 pra trabalhar 1 ano antes, não seria o fim do mundo).

Passei a fazer cerca de 30 minutos de esteira em uma micro academia (tem 3 aparelhos) no meu condomínio (mesmo não sendo minha opção preferida, mas também economizo sem gastar com isso), voltar até 7h30 para casa, tomar meu banho e a partir das 8h00 estaria pronta para atender ao Mateus na hora que ele acordasse.

Comecei isso em agosto/2014. Inicialmente, foi difícil me acostumar de novo, mas consegui me disciplinar, persisti e comecei a tomar gosto. Tudo foi melhorando e posso dizer que estou muito feliz com essa decisão.

Minha vida está muito mais organizada, consigo fazer mais coisas pela manhã além dos exercícios (isso inclui trabalhar, organizar a casa e inclusive escrever no blog) e assim, tenho um tempo maior com meu pequeno para brincar e aproveitar com ele. Estou bem menos preguiçosa e muito mais disposta, fazer exercícios é muito bom mesmo e espero não ficar parada nunca mais. Nem sempre é fácil levantar nos dias mais cansados, porém faz toda a diferença no restante do dia.

Meu próximo passo é fazer algumas melhorias na minha alimentação... sei que não é ruim, mas tem vários ajustes para serem feitos, que vão ficar para um próximo post

E vocês, tem se exercitado?


Um comentário:

  1. Fla vem aqui acordar ieeeuuuuuuuu!!! rsrsrs Me identifiquei muitooo com seu post! Durante um bommm tempo caminhei antes do marido ir trabalhar! Era o unico horario! Mas ai veio mais um baby e as coisas sairam dos eixos de novo! Voltei a dançar no ano passado! E foi taoooo bom! Da outro animo mesmo! Outro pique pra vida! Mas agora gravida, tive que ficar quietinha de novo! Espero no ano que vem ter a sua garra e conseguir acordar antes do Ro ir trabalhar pra voltar a fazer algo e me sentir melhor!!!

    ResponderExcluir