quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Servir em nossos chamados e cuidar dos filhos

Servir na Igreja em um chamado, seja qual for, sempre foi uma grande experiência para mim. Mas desde que me tornei mãe, as adaptações tiveram de ser realizadas para conciliar a rotina com minhas atividades da Igreja.


Imagem: http://media.ldscdn.org


Quem me conhece sabe que atualmente sirvo nas Moças. Na verdade são 6 anos e meio (3 anos de conselheira e 3 anos e meio de presidente até então) e como presidente, temos que puxar reuniões e tomar frente de algumas responsabilidades, assim como buscar conhecer individualmente cada moça (certo??). Para completar, meu esposo foi chamado no ano passado como presidente dos rapazes... e aí fica o seguinte: como exercer bem nossas responsabilidades com, no meu caso, filhos pequenos (ou seja qual for a idade deles)?

Claro que tudo toma tempo, mas com organização, ajuda e planejamento, é possível realizar tudo sim, de forma bem feita, e com certeza o Pai Celestial irá nos auxiliar. Por isso, algumas considerações de como conciliar estas coisas que funcionaram para mim até então:

- Use a tecnologia ao seu favor: Vou contar um exemplo nosso. Quando fomos convocados os dois para o conselho de ala domingo às 7h00 pela primeira vez, sendo que minha sogra também iria na reunião e minha mãe não podia ficar com o Mateus, nos olhamos e pensamos "o que fazemos"? Vamos ter que mandar um conselheiro de cada todo mês? Mas aí meu esposo teve uma ideia brilhante: porque não usamos o facetime? É um aplicativo de video (tipo skype) onde 1 de nós iria se conectar na capela, que possui wifi e o outro não deixaria de escutar e participar. Testamos e... aprovamos! Ele leva o celular e conecta para mim, eu fico em casa escutando e arrumando meu filhote logo que ele acorda para irmos depois à Igreja, e ainda participo quando peço para ele abrir o tempo para mim. Ainda claro tem falhas no som e coisas assim, mas já fizemos isso pelo menos 4  vezes e todo o conselho achou a ideia super boa.

A internet é ótima: tem blogs com recursos prontos e incríveis (que irmãs fantásticas dispõem seu tempo para ajudar) de diversos idiomas com lembranças, sugestões e ideias de atividades que facilitam demais. A maior parte dos líderes possuem e-mails e redes sociais onde é possível se comunicar sobre os planos de aulas e atividades, o que pode ajudar a diminuir o número e a duração das reuniões. Enfim.... tudo isso dá pra fazer nos mais diversos horários e nos dá mais tempo de cuidar dos filhos.

- Envolva as pessoas da sua organização para te ajudar: às vezes nos sobrecarregamos em nossos chamados querendo fazer tudo, eu fazia isso, mas depois que o Mateus chegou, aprendi muito mais a delegar, e assim, dar oportunidades as pessoas que servem e participam comigo de se especializarem também.Isso funciona quando você conhece bem as pessoas que servem com você e delega atividades as quais elas já são capazes de executar, ou seja, é importante ensinar primeiro. Minhas moças já vieram várias vezes cuidar do Mateus para mim, e assim cumprir metas do progresso pessoal. As líderes também me ajudam muito e deleguei mais tarefas rotineiras para que o essencial se concentrasse no que preciso realmente fazer... e tem dado muito certo!

- Planeje-se: eu funciono bem com planejamento, para o dia ou semana, tendo uma listinha do que tenho que fazer ou um horário determinado para realizar algo. Não preciso ser regrada todos os dias, mas alguns são necessários e nisso sou convicta, tipo: hoje vou preparar minha aula logo que o Mateus dormir, e não vou fazer nada sem ter terminado isso. Encontre sua melhor maneira de se planejar e assim os filhos vão ganhar mais tempo SEU.

Servir é maravilhoso, mas se acabar por ser algo estressante, não sentiremos o Espírito tão necessário em nossas organizações. E servindo bem, temos a chance de ficar mais felizes para curtir melhor nossa família!

Um comentário:

  1. Adorei as dicas. E sinceramente nao sei como vc faz pra ter tantas ideias boas de mutuais - acompanhei o Moças Sud - e ainda ser dedicada com seu menininho. Realmente, é questaonde se organizar, e tambem de fazer o que esta planejado!

    ResponderExcluir