sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Visitas na maternidade: É bom ou não? O que fazer?

Este post foi um pedido da mamãe Thalita, que está esperando sua primeira princesa chegar e pediu para comentar sobre visitas na maternidade. É mais um assunto que envolve muita discussão, afinal... é melhor ir na maternidade ou em casa? O que fazer e não fazer? Ou é melhor mandar um recadinho para a mamãe e visitá-la apenas meses depois?

Minha opinião pessoal é: Depende da Mãe e sua Família

Tem mães que adoram receber visitas e são super sociáveis, mesmo que tenham passado por um trabalho de parto super difícil. Outras, mesmo que o parto tenha sido o mais tranquilo, simplesmente querem ter seu tempo e sua adaptação ali mesmo e preferem ter seu espaço.

Por isso, as minhas duas dicas principais são:

* Se você é a mãe, caso não queira receber visitas na maternidade, comunique seus familiares e amigos sua preferência, já que muitos gostam de ir à maternidade. Um recadinho simples dizendo "queridos amigos e familiares, estamos muito felizes com o nascimento de nosso bebê, mas nos adaptando com ele também. Por isso, preferimos receber visitas apenas em casa, depois de sairmos da maternidade. Lá estaremos em nosso lar e mais confortáveis para receber o carinho de vocês".
Com e-mail, facebook e redes sociais, todo mundo fica sabendo rapidinho e sem incomodar!

* Se você é um amigo ou familiar, pergunte à mãe o que ela prefere: visita na maternidade ou em casa e até horários... claro que você possui seus compromissos, mas um bebê, ainda que maravilhoso, é uma grande mudança na vida dos pais, e você pode encontrar uma forma de se adaptar para fazer o melhor à todos.

Boa parte das famílias não se importam de receber visitas na maternidade, eu gostei bastante porque era bom ter até alguém pra revezar o marido e ele dar uma saidinha no que precisasse fazer, então, para aquelas visitas, dou algumas sugestões tanto para mamães e visitantes sobre a Maternidade.


PARA AS MÃES:

- Receba bem seus visitantes, afinal, eles vieram demonstrar seu carinho por você e seu bebê. Vai ser inevitável responder várias perguntas iguais como qual é o peso e altura do bebê, como foi o parto, etc. Faz parte, mas é algo que eu particularmente acho gostoso de repetir e comentar.

- Se uma visita estiver por um tempo muito longo, ou você quer mais privacidade para amamentar ou qualquer outra coisa, gentilmente peça para ela se retirar, seja por alguns minutos ou para ir embora mesmo, acredito que a grande maioria (acredito mesmo) das pessoas vão entender se você disser "vou precisar amamentar agora, pode nos dar licença?"

- Por via das dúvidas, inclua um álcool gel na sua bolsa, e assim você fica mais tranquila no caso da maternidade não oferecer isso no quarto.

- Acho simpático ter um bom ambiente para as visitas. Neste caso tem duas coisas que gosto: a primeira é ter algo para servir às visitas, nada muito luxuoso, mas algumas bolachinhas salgadas/doces e água/chá gelado, por exemplo, já é um tira gosto muito bom.

A segunda é a decoração. Pode parecer frescura ou exagero da minha parte, mas acho gostoso quando é possível decorar um pedacinho do quarto. Não precisa gastar com isso, reaproveite algumas coisas do chá de bebê e já é mais que suficiente. Embaixo está a mesa da maternidade do meu quarto, e também meu marido com meu sobrinho, e minha cunhada aproveitou a decoração do chá para pendurar letras e carrinhos na parede.





PARA OS/AS VISITANTES:

- De preferência, faça a visita 1 dia depois do parto. Por mais que tudo tenha corrido bem, por experiência própria,  eu estava super bem e feliz, mas quando cheguei ao quarto, eu estava sem comer, sem tomar banho (com aquela limpeza bem mais ou menos do pós-parto), e voltando a realidade... meu cunhado disse que a gente fica com uma "cara engraçada" rsrrs... como tive por cesárea, tinha restrição para levantar, se mexer e tal que, no dia seguinte, tudo tinha passado e eu estava MUITO mais apresentável. Acho que todas a mães vão querer estar bem para receber suas visitas. Então, a não ser os familiares mais próximos que estão acompanhando tudo de perto, espere um dia que é uma boa.

- Avise que irá fazer a visita. Se você pessoa disser "vou por volta de 12h00" a mãe pode pensar em almoçar mais cedo ou mais tarde, tomar banho depois, enfim... acho mais interessante.

- Use álcool gel. Mesmo se você não segurar o bebê, é higiênico por estar em um ambiente hospitalar. Esse tipo de excesso não é demais e sempre tem em qualquer quarto.

- Seja rápida(o). Claro que se for sua melhor amiga e ela dar essa liberdade você fica mais tempo, mas no geral, não demore... é possível que os pais não tenham dormido muito e a mãe precise de tempo para amamentar e quer fazer isso sozinha, enfim... 30 à 40 minutos é mais do que suficiente.

- Faça apenas o que os pais permitirem: se por acaso eles não oferecerem para pegar o bebê, não pegue, simples assim. Cada um é cada um e isso pode incomodar bastante. Dar beijos e outros contatos... ainda melhor deixar para algum tempo depois.

- Conheça as regras da maternidade. Os horários de cada uma variam, tem algumas que permitem flores e outras não, assim como crianças acompanhadas, enfim... pergunte aos pais ou mesmo ligue na recepção para saber o que pode e não pode para não se incomodar depois.

- Lembranças e presentes sempre são bem vindos. Já que estamos em um blog SUD, dá até para levar alguma coisa diferente como uma plaquinha decorativa escrita "sou um filho de Deus", uma plaquetinha de "futuro missionário", ou algo especial para o dia da benção!


Enfim, espero que seja útil e deixem amigos e mamães tranquilos sobre essas visitas!


Aqui tem algumas outras referências sobre o assunto, que podem ajudar (a primeira foi a que mais gostei e usei partes dela para este post):

http://maternidadesimples.com.br/visita-a-recem-nascido-o-que-fazer-e-o-que-nao-fazer/

http://www.justrealmoms.com.br/as-10-regras-de-etiqueta-para-visitar-um-recem-nascido-na-maternidade-ou-em-casa/

http://www.macetesdemae.com/2013/05/como-receber-bem-na-maternidade.htmlb

Um comentário:

  1. Adorei! Me deixou mais tranquila em relação aos visitantes que, bem como vc disse, estão lá para demonstrar carinho pela família. Acredito que serei mais na minha estando no hospital, mas com certeza amarei as visitas em casa. E achei demais a ideia da mesa com um lanchinho para wuem visitsr. Tanto para a maternidade quanto para casa!
    Ótimo post!!! Tanto para mamaes quanto para os que visitarao a familia.

    ResponderExcluir