segunda-feira, 27 de abril de 2015

7 erros que pais SUD cometem e como evitá-los - LDS Living

Não sei vocês mamães que falam inglês se acompanham alguns sites relacionados a Igreja no exterior, mas eu acompanho alguns e vejo notícias bacanas, assim como artigos bem interessantes de lá. Um deles é o LDS Living - que tem realmente um pouco de tudo.

Vi este artigo bem interessante do título de meu post e resolvi traduzi-lo em resumo para compartilhar com vocês a essência do artigo. O link original está abaixo e espero que gostem das dicas tanto quanto eu curti.

http://ldsliving.com/story/78481-7-mistakes-lds-parents-make-and-how-to-avoid-them?utm_source=ldsliving&utm_medium=email



"Pais possuem a responsabilidade primordial de ensinar seus filhos e filhas sobre o evangelho de Jesus Cristo. É possível observar alguns erros que os pais frequentemente cometem, e se quisermos preparar melhor nossos filhos para a missão, vida adulta e mundo real temos que aprender e corrigir estes erros para eles andarem em um curso correto. Aqui estão 7 dos erros mais comuns - e como consertá-los.

1. Não ensiná-los a trabalhar efetivamente.

Ainda que muitos considerem o conceito de trabalho importante, pouquíssimos pais hoje estão dispostos a ensinar seus filhos a como trabalhar. Trabalho duro e ético é vital para futuras conquistas.
Solução: Pais devem passar algum tempo trabalhando com seus filhos. Faça o trabalho ser divertido. Filhos devem ter tarefas para cumprir diariamente dentro lar, e quando maiores, podem encontrar empregos de férias ou meio período.. 

2. Ensinar que obediência é opcional.

Filhos aprendem pela mídia e outros meios que não precisam obedecer professores, líderes ou mesmo os pais. Às vezes os próprios pais contribuem para isso, permitindo a desobediência - pais dizem pare, e as crianças continuam o que está errado. Se não aprenderem agora a obedecer, como será o respeito e obediência ao seu bispo ou chefe no futuro? Como vão seguir conselhos dos líderes e profetas?
Solução: Peça ajuda de seus filhos para criar algumas regras da família, não são necessárias muitas. Quando obedecidas as regras, as crianças podem ser recompensadas de alguma forma. Quando quebradas, as crianças devem ser disciplinadas. Ajude-os a entender que obediência as regras traz ordem e paz. 

3. Proteger as crianças de qualquer coisa que eles não queiram fazer, ou algo que é difícil, desconfortável ou inconveniente.

Muitos pais preocupam-se com o mundo "frio e cruel". Consequentemente, ao invés de preparar seus filhos, eles apenas os protegem, desperdiçando a oportunidade deles desenvolverem força e resiliência. Para crianças crescerem, se desenvolverem e amadurecerem, elas precisam experimentar os desafios e demandas da vida. 
Solução: Encorage seus filhos a realizar coisas difíceis e desafiadoras. Ajude-os a entender que auto-confiança e valor vem do que é difícil, não do fácil. Pais devem realizar desafios com seus filhos, como corridas de rua, nado ou outras atividades físicas. Ensine-os a não desistir. 

4. Ensinar seus filhos que arbítrio é liberdade.

Liberdade é permitir seus filhos fazerem o que querem sem consequências no lar. Arbítrio é a liberdade de escolher, mas sempre com consequências em casa - boas ou ruins. Quando realizarem boas escolhas, eles podem ser recompensados com mais liberdade, confiança e oportunidades. Por outro lado, escolhas ruins podem tirar privilégios e limitar suas escolhas e oportunidades.
Solução: Ensinar seus filhos a doutrina do arbítrio. Ajudá-los a entender que escolhas sábias trazem mais liberdade, e o contrário traz o cativeiro. 

5. Ensiná-los que vocês estarão prontos para resolver qualquer problema.

Quando os filhos fazem coisas por eles mesmos, as crianças constroem resiliência. Pais devem celebrar a independência.
Solução: Ao invés de dizer à eles o que fazer, pergunte "o que você pensa sobre isso?" ou "como você resolveria esse problema?" não faça algo por eles sendo que eles podem fazer por conta própria!

6. Acobertar seus filhos da rejeição e desapontamento

Muitas vezes jovens apenas aprendem a lidar com decepções quando chegam na missão, onde a perseguição pode ser implacável. 
Solution: Não "abafe" qualquer desafio ou tristeza. Ao invés disso, ajude-o a enfrentar e lidar com obstáculos. Seus filhos devem entender o propósito da oposição e desafios, assim como a aprender e crescer com suas falhas.

7. Ensinar seus filhos que eles não precisam de um testemunho agora - mas que podem esperar quando forem mais velhos.

Muitos pais modernos não requerem muito de seus filhos em relação ao evangelho de Jesus Cristo. Alguns não encorajam, nem mesmo insistem, que eles frequentem o seminário, a igreja ou a mutual, como medo que eles fiquem ressentidos. Mas mesmo assim os pais desejam que ele faça convênios nos templo e sirvam missão. A equação não funciona assim. 
Solução: Ensine seus filhos a sempre estarem dispostos a ser, estar e fazer o que devem. Não os deixem perder muito tempo com video games, internet e mídias sociais. Ajude-os a imergirem em atividades e práticas que elevem o Espírito e fortaleçam sua fé.

Corrigindo estes erros, os filhos se tornarão mais fortes, resilientes e melhor preparados para lidar com os desafios que a vida oferece.

2 comentários: