sexta-feira, 10 de abril de 2015

A importância dos diários para as próximas gerações

Eu particularmente gosto muito mesmo de história da família. Claro que gosto muito de todo o trabalho genealógico no sistema, de realizar ordenanças por familiares falecidos no templo, mas o que mais gosto mesmo é de conhecer mais meus antepassados: saber de suas dificuldades, vitórias, histórias e exemplos.

Imagem: Vox Europ

Esta semana ganhamos um livro da história da padaria que está em frente à nosso apto, que completou 100 anos. Apesar de falar de todo o crescimento do negócio, tem um história incrível por trás de tudo. Como começou com imigrantes que buscaram uma vida melhor no Brasil, o início da produção e das vendas, a passagem por 2 fortes crises e todo o trabalho empenhado de muitas gerações da família, que hoje já ensina a quinta geração os primeiros passos para conduzir os negócios. Muito bacana mesmo.

Pode ser que não tenham umas empresa de 100 anos, mas temos uma história. Vamos parar e pensar: estamos registrando o nosso legado para as gerações seguintes? O que eles vão aprender de nós? Bem... eu tenho um grande respeito por minha falecida avó. Ela escreveu alguns diários, já li algumas partes deles, e que exemplo incrível ela deixou com suas experiências. Isso pode fortalecer nossa posteridade, afinal, eles são mais parecidos com a gente do que podemos imaginar, e para mim, acho que aumenta o elo entre as gerações.

Eu tenho diários desde criança. Ganhei o primeiro no meu batismo e dou muito risada quando o releio. Comecei a escrever sem parar a partir de 14 anos, e guardo muita coisa com carinho: vi o quanto evolui e amadureci, e que muitas experiências que passei vejo jovens passando hoje, e que meus filhos possivelmente também podem passar no futuro. Claro que o mundo muda, mas muitas coisas permanecem também.

Escrever em diário não significa fazer isso a moda antiga. Claro que cadernos, papel e caneta são muito legais, mas eu optei por escrever virtualmente. Tenho um blog de acesso restrito só para mim onde registro minhas experiências em qualquer lugar que eu esteja, e já aproveito para salvar fotos em meus relatos. Se vc tem preguiça com os cadernos, é uma alternativa.

Independente de como vc faça, tenha um diário. Vejo sua importância e o quanto os relatos daqueles que já passaram  na minha família são especiais para mim. E ensine seus filhos a continuar este legado.

O presidente Wilford Woodruff ensinou que "Nenhuma dispensação na Terra teve registros de maior interesse do que a atual". Precisamos destes registros! Este profeta tem uma aula bem bacana sobre o tema, capítulo 13 dos Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, também no link abaixo:

https://www.lds.org/bc/content/shared/content/portuguese/pdf/language-materials/36315_por.pdf?lang=por

Se você ainda não começou, que tal fazer um resuminho dos fatos importantes até hoje e começar agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário