segunda-feira, 6 de abril de 2015

Organização da vida em casa: casa, filhos, marido, trabalho, igreja e o que mais tem pela frente!

Se me dissessem: escolha algo que está faltando para você ganhar, eu escolheria tempo. Temos tanto o que fazer, e convenhamos, as mulheres ainda vão continuar a se sobrecarregar porque sempre vemos algo que falta por fazer.

Sabe, a noite quando o marido chega em casa e senta no sofá para assistir uma TV e descansar um tempo após o trabalho? Raramente fiz isso, e acho que nós mulheres também não fazemos em geral. Desde de sempre que chego em casa e vejo no mínimo alguma coisinha por fazer, vejo se não tem nada do meu trabalho que precise ser feito (no mínimo verificar algum pedido por e-mail que possa ter chegado) e depois de organizar algumas coisas da casa, aí sim eu penso se vou sentar, desde que o baixinho não esteja precisando de nada (geralmente os filhos estão né...)

Mas, tem momentos que não sabemos o que fazer, e não dá pra simplesmente jogar a toalha e deixar tudo bagunçado, ou não ter um tempo próprio e ficar surtando e descontando na família (o que eu já fiz). Aí é hora de repensar e fazer algo a respeito. Geralmente, nesse ponto, algumas coisas do evangelho, como estudo das escrituras e orações pessoais não vão lá muito bem, o que piora as coisas.

Eu sou uma pessoa metódica (às vezes até demais), mas isso me ajuda bastante quando falamos de organização. Por isso, vou falar o que acho que funciona. Há muitos sites e artigos que falam sobre organização pessoal, mas tudo o que vou mencionar aqui eu realmente uso e aplico e como é minha vida real, espero que possa ajudar na realidade de vocês, caso tenham dificuldades em aproveitar bem seu tempo:



1. Estipular uma rotina. Já ouvi pessoas dizerem que não gostam de rotina e que deixam para resolver as coisas ao longo do tempo. Eu discordo. Tem pessoas que vivem assim, mas não acho que é possível ter uma vida organizada sem rotina: esquecemos tarefas, nos atrasamos para compromissos, e acho que isso não é muito legal. Quando se tem filhos então, a falta de uma rotina traz stress para a família. Não significa que tem que ser tudo regrado, mas uma rotina básica é saudável e já ajuda muito.

Aqui em casa, temos 1 carro. Meu esposo usa ele segundas, quartas e sextas para trabalhar, e eu fico com o carro terças e quintas. Estipulamos os dias para assim organizar nossos compromissos. Eu sempre me programo para fazer compras às terças, e já compro as quantidades necessárias para a maior parte das coisas na semana. Se necessário, outras pequenas coisas que preciso compro na panificadora em frente de casa, que posso ir à pé. Marco pediatra, dentista, compromissos da minha empresa, visitas de professora visitantes, tudo nestes dias que estou motorizada. E realizo a maior parte dos trabalhos domésticos - lavar roupa, cozinhar, limpeza, etc. - nos dias que fico em casa, assim como adiantar e trabalhar nas tarefas que faço no computador. Isso tudo funciona bem legal pra mim.

Ainda incluo coisas pessoais - como exercícios físicos (que acordo bem cedo para fazê-los como contei em um post sobre isso) e claro, oração pessoal e estudo das escrituras, que realizo diariamente antes da casa acordar também.

Cada pessoa pode encontrar sua rotina básica e segui-la, e outros compromissos esporádicos como atividades na Igreja, aniversários, eventos e seja o que for são encaixados nas folgas e janelas do dia a dia!

2. Adapte suas tarefas para os horários onde você "rende mais". Cada um de nós tem horários que consegue executar melhor as tarefas, e outros onde bate desconcentração e cansaço. Claro que nem todo mundo é igual à você, e mesmo seus filhos podem estar pulando em cima de você enquanto você só quer é dormir. Ainda assim, é possível encontrar brechas para você realizar suas tarefas de uma maneira que renda melhor. Meu horário pessoal é pela manhã, onde decidi acordar antes para me exercitar e principalmente estudar as escrituras, pois gosto do silêncio e de ter a casa "só para mim".
Às vezes é difícil levantar, mas não costumo me enrolar muito não e consigo ficar bem disposta. Então faço as tarefas do dia, cuido e brinco com o pequeno, trabalho à tarde enquanto ele dorme, mas nesse horário preciso fazer pausas, pois não é sempre que rendo bem, mas tem que aproveitar o horário que o bebê dorme tbém. De noite tenho uma faixa de horário das 22h às 23h que é boa também para trabalhar e onde meu filho dorme, mas depois eu canso e eu preciso dormir, não adianta insistir muito. 

Tenho amigas e várias pessoas da família que são noturnas (a maioria aliás), preferem dormir mais de manhã e trabalhar a noite e até pela madrugada. Tudo bem, você pode render melhor nesse horário, mas pense no que se aplica melhor à você, pois faz diferença na agilidade das tarefas.

3. Seja disciplinada. Você pode criar a sua rotina, mas não a segue corretamente ou vive mudando tudo. Aí não é rotina. A disciplina é essencial para as tarefas importantes. É claro que nem tudo precisa ser regrado, mas tudo o que precisa ser executado - refeições, tarefas da casa, trabalho - isso não pode ser postergado o tempo todo ou desconsiderado.

4. Tire de perto as distrações (especialmente as tecnológicas). Quer começar e terminar algo em determinado período? Então tire todas as distrações de perto, e estou falando especialmente da tecnologia. Temos a mania de olhar o celular o tempo todo, checar e-mails, ler mensagens em grupos do whatsapp ou as novidades dos amigos do facebook. Faça um favor à você mesma: deixe o celular fora do seu alcance e não veja ou leia quaisquer distrações. Desligue a TV para não ter o risco de querer assistir o programa seguinte, coloque uma música no lugar. Anote quantas vezes você olhou seu celular ao longo do dia, e cuidado para não se assustar, isso faz toda a diferença.

Espero que estas dicas ajudem vocês, e sobrando tempo, dá para curtir mais a família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário