segunda-feira, 22 de junho de 2015

O primeiro dia no berçário

Se teve algo pelo qual fiquei super ansiosa e feliz foi o primeiro dia em que nosso Mateus foi para o berçário. É que nosso menino sempre foi MUITO agitado, ele não anda, só corre! Nunca foi muito paciente e nunca gostou de colo, desde recém nascido (sim sempre dormiu bem sozinho sem precisar embalar e tudo mais, o que é ótimo, mas uma loucura na hora de esperar pra qualquer coisa). Imagina isso na capela?

Já estava difícil demais pra conseguir assistir alguma aula e mesmo realizar atividades de meu chamado. Para nós, foi um alívio, afinal, sabíamos que lá ele iria poder brincar, cantar e fazer tantas coisas boas relacionadas ao evangelho que as líderes fazem com muito carinho aos pequenos.

No primeiro dia que deixamos ele lá, eu não tinha dúvidas de que seria tranquilo, muito raro ele chorar quando saio, se tiver algo para entretê-lo. Até tinha aula pra dar no dia, e uma das líderes que serve comigo ficou super preocupada de eu não ficar lá com ele, caso chorasse, mas no caso do Mateus, expliquei que ele ficaria de boa. E olha lá como estava o rapaz depois que cheguei para buscá-lo, feliz da vida.

Agora que ele já frequenta a quase 6 meses, costuma ser assim. É bonitinho porque ele já quer ir pra sala do berçário mesmo quando não é domingo e temos algo para fazer durante a semana na capela. Choro na hora de deixá-lo lá aconteceu apenas 2 vezes, em dias onde ele estava um pouquinho doente e manhoso.

Claro que nem toda a criança tem essa facilidade, muitos ficam super apegados aos pais e é difícil deixar os pequenos lá. Acredito que, nesse caso, paciência e conversa são necessárias, e aos pouquinhos, ir deixando. Pessoalmente, confio nas líderes e sei que elas vão fazer de tudo para ajudar as crianças a participarem da classe, e acredito que todos nós devemos confiar no trabalho delas também.

Talvez nos primeiros (ou em vários) domingos seja necessário que um dos pais fique na classe. Tudo bem, a criança tem uma referência, mas ao longo do tempo ela também começa a conhecer melhor as líderes e vice versa. Elas vão conhecer o jeitinho da criança e o que ela gosta para ficar lá. Chegará o momento em que os pais vão poder deixar o pequeno na classe sem problemas.

Ah, geralmente, no berçário são realizadas atividades às crianças onde elas recebem folhas para colorir, objetos relacionados as escrituras... enfim, eu tenho guardado vários deles, porque dá pra usar em casa, na noite familiar, etc. As líderes daqui da minha ala dão show nesse ponto: já recebemos ideias super legais, me animei e fiz até um saquinho de tecido, que já comentei anteriormente aqui no blog.

Enfim, tem seus pequenos no berçário? Como eles ficam por lá? Eu amo esta primeira organização, afinal, tenho certeza de que o aprendizado que ali começa é para toda a vida!

Um comentário:

  1. Ownn que fofo e bonzinho! Meus 3 fizeram drama hehehehe E demoraram pra ficar sem chorar! Ops

    ResponderExcluir