segunda-feira, 29 de junho de 2015

Entretenimento infantil reverente para reuniões sacramentais

Se tem algo desafiador a cada semana é manter a reverência em nosso banco na sacramental. E pessoalmente, não gosto de recorrer a tablets e desenhos nesse momento, como comentei no blog anteriormente (este é o post). Então, a gente tem que achar o que fazer né.

Meu filho ainda não está na idade de entender bem a necessidade de ficar no banco, se comportar, com sua mega disposição de correr e sempre explorar o mundo, o jeito é levar uma sacola de entretenimento para ele brincar lá.

Pensando no que tem me ajudado, passo 2 dicas do que acho importante para a reverência ter mais sucesso e que funcionam (quase) sempre para nós:

1. Cuidado com brinquedos barulhentos. Claro que você logo de cara vai descartar brinquedos musicais, chocalhos e tudo que faça barulho. Mas veja também no caso de brinquedos que parecem não fazer barulho, mas se a criança manusear ou bater no banco pode sim fazer. Alguns brinquedos de madeira por exemplo podem não ser tão bons como pensamos para este momento.

2. Separe brinquedos específicos para o domingo, e que não sejam usados ao longo da semana. Criança enjoa rápido, sabemos, e depois de 1 semana brincando com outras coisas, os brinquedos e atividades de domingo ficam como "novidade". Não vou dizer que vai ser sempre um sucesso absoluto, mas que por aqui ajuda pelo menos um pouco, ajuda.

O que então fazer e levar?

Aqui tenho feito da seguinte maneira:

- Brinquedos favoritos: meu pequeno ama carrinhos, especialmente os menorzinhos, e como não são barulhentos e fáceis de carregar, eu levo (não apenas na igreja, mas na bolsa). Isso é algo que ele brinca todo o dia, mas como está em uma fase que gosta muito e brinca de um jeito bom na capela, abro uma exceção no que falei acima em relação aos brinquedos do dia a dia e esse eu levo.

- Livros: já amo livros em geral e tenho 2 livrinhos infantis relacionados ao evangelho. 1 deles uso em casa às vezes, mas o outro deixo apenas para a Igreja. Tem outros livrinhos pequenininhos educativos que levo também e esses ficam somente para a diversão de domingo.

- Quebra-cabeça: sou uma fã de quebra cabeça e acho um bom jogo para a reunião. Tenho um de 9 peças que, apesar de ele ainda não conseguir montar exatamente, ele tira as peças e vou ajudando, e fazemos isso algumas vezes. Não é sempre que ele quer montar, mas quando está afim, funciona por um tempinho e bem.

- Bichos de plásticos ou pelúcia: nós temos uma fazendinha com pequenos bichos de pelúcia que ele ganhou ano passado. Ele nem dava atenção, guardei por um tempo e quando novamente ele viu, ficou super empolgado e brinca direto com os bichos. Ele começou a curtir animais de plástico, daqueles bem baratinhos mesmo que se compra em lojas de 1,99 e com esses, até o primo dele vai no banco dar uma volta e brincar junto.


O que mais sugiro?

- Livro quieto: os livrinhos de tecido com atividades de pôr, tirar, encaixar e inventar em geral são uma ótima pedida.

- Jogo da memória: especialmente se tem mais de uma criança, é um jogo simples e se preferir, dá até pra fazer em casa com temas do evangelho (nada que gravuras ou desenhos, cartolina e papel contact não resolvam).

- Livros de colorir e desenhar: esse é básico né, mas só pra não deixar de fora da lista!

- Recursos do evangelho e da Liahona: tem gravuras e ideias e mesmo joguinhos para imprimir. Neste post anterior comentei sobre alguns deles.

Eu adorei também as dicas que encontrei neste blog americano. Tem muitas fotos (postei 2 de lá só pra vocês terem uma noção e tem muitas outras super legais) então não se preocupem com o inglês, as ideias são ótimas e vocês vão gostar!

http://www.sweetcharli.com/2012/11/my-busy-busy-bag-for-church.html




Agora comentem: O que vocês fazem para ajudar a manter a reverência na sacramental som seus filhos? Mais ideias sempre são bem vindas!

Um comentário:

  1. Flavia monto sempre em casa um bloquinho com varias gravuras e atividades do evangelho que encontro na internet, imprimo e levo com um penal pra igreja, descobri que lapis de cor funcionam melhor que canetinhas, eles sempre acabam riscando o banco, e o giz de cera, por ser mais grosso tambem conseguem riscar! Ops! Entao é melhor cuidar!

    ResponderExcluir