quinta-feira, 2 de julho de 2015

Família SUD, preconceitos e discussões sobre relacionamento entre pessoas do mesmo sexo

Quem foi que não acompanhou na última semana a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo nos EUA? Bom, é um tema que não tem como fugir atualmente, está em tudo e em todos os lugares. Como vocês lidam com isso em suas famílias?



Bom, eu quero expressar um pouco da minha opinião, pois penso desde já que meu filho logo fará perguntas e questionamentos e temos que ter sabedoria e estar preparadas para responder qualquer um deles, deixando preconceitos de lado e explicando que pessoas com opiniões diferentes também podem conviver em harmonia.

Muitos amigos meus e membros SUD compartilharam sua opinião em relação a união entre pessoas do mesmo sexo, felizmente, todos os meus conhecidos o fizeram de forma respeitosa e amorosa. Nossa religião não concorda com a prática, mas a respeita. Eu digo o mesmo, afinal, temos um princípio importantíssimo relacionado: o livre arbítrio. Mesmo que diferente ou errado em nosso ponto de vista, não podemos tirar a liberdade de escolha de ninguém certo?

Em cada geração acredito que há polêmicas, o mundo muda e sempre haverá discussões. Pensem: quando meus pais tinham minha idade, se alguém fosse "morar junto" ou tivesse relacionamento sexual antes do casamento, minha nossa... especialmente a moça era transformada no diabo: não servia para casar, era um absurdo um casal "se juntar". Hoje, convenhamos que é extremamente comum casais terem relacionamento sexual, morarem juntos e aí sim oficializarem a união. Nós convivemos com isso atualmente e o que os SUD's fazem? Respeitam, mas não agimos da mesma maneira: acreditamos na castidade e esperamos até o casamento para ter algum tipo de relacionamento sexual.

Hoje vivemos a polêmica dos relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. O que acho que devemos fazer? Respeitar, mas não agir igual, assim como mencionei acima. Eu acredito que não vai mais ser possível não se deparar com relacionamentos homossexuais por aí: na mídia, na rua, na escola, no trabalho, em todo o lugar. Era algo que já existia, mas cada dia mais está mais habitual por aí. Podemos até nos incomodar, mas se temos o direito de querer barrar isso, pessoalmente, acho que não, afinal, LGBT's querem terem os mesmos direitos perante a lei, e não quebrá-la.

O que eu devo falar para meus filhos sobre isso?

Que civilmente, temos que demonstrar respeito. Como cristãos, devemos demonstrar amor. Mas que nós acreditamos que Deus instruiu-nos a nos casar, e que o casamento deve ser feito entre homem e mulher. Mesmo assim, se alguém pensa ou age de forma diferente, podemos ter amizade, sermos respeitosos e amorosos com todos, só que, como acreditamos em Deus e no que Ele instrui, não faremos a mesma coisa. Que se meu filho ver um casal de homens na rua ele saiba que eles tem o direito de estarem juntos, mas que nós acreditamos que não devemos fazer a mesma coisa.

Há tantas coisas para se falar e pensar, tantas dificuldades nesse mundo de hoje... mas, uma coisa é fato: temos que nos preparar. Não acho que devemos esconder isso de nossos filhos. Não significa que vamos ficar assistindo filmes e programas sobre isso, mas querer esconder eu acredito ser pior: pois se não formos os primeiros a tocar em assuntos delicados com nossos filhos, vai ser algum amigo, um outro familiar, uma outra pessoa que nem mesmo conhecemos nessa internet. Tenho certeza que é um assunto muito difícil de conversar e explicar para alguns pais, mas, a informação tem sido rápida demais hoje em dia, temos que ser os primeiros, temos que ser nós a instruir nossos filhos, ajudá-los a compreender o que acreditamos e enfim, um dia deixá-los defenderem o que acreditarem.

Mas agora tem a cereja do bolo pra mostrar como nós mórmons podemos sim viver em harmonia com pessoas diferentes de nós. O atual apóstolo, Élder D. Todd Christofferson tem um irmão gay. Sim, ele é apóstolo, seu irmão é gay, que se afastou mas hoje voltou a frequentar a igreja, e fala abertamente que a união familiar é o que mais importa, e mesmo assim, também não sugere que a Igreja mudará sua posição em relação ao casamento. Isso é tudo o que precisávamos!

O vídeo está no link abaixo, pena que apenas em inglês, mas dá pra entender bem é curto e claro.

http://kutv.com/news/local/lds-leader-uses-family-as-example-of-harmony-between-church-gays

Como vocês tratam deste tópico em suas famílias? Compartilhem conosco suas experiências (afinal é delicado para todos nós).


Nenhum comentário:

Postar um comentário