sexta-feira, 27 de março de 2015

A conferência geral em família (e dica de recursos para as crianças)

Eu AMO a conferência geral. Sempre traz reflexões e mensagens inspiradoras e que me ajudam muito no semestre que está por vir, afinal, os profetas sabem dos desafios e necessidades do mundo e por inspiração relatam coisas muito importantes.

Quando eu comecei a assistir a conferência, eu era adolescente, assistia em partes, por que eu acabava conversando com amigos durante as reuniões (quem nunca atire a primeira pedra), mas com o tempo aprendi a me concentra e tirar proveito das sessões. Meu método era anotar, não exatamente o que eles diziam - afinal isso estaria na Liahona logo em seguida - mas os sentimentos e aprendizados que EU tive ao escutar as palavras. Quem puder e gostar, eu indico fazer assim. Muitas anotações eu não leio, mas lembro onde buscar e de várias referência pelo fato de anotá-las, tenho memória visual, e funcionou para mim.

Mas, depois da maternidade e com um filho que escala as coisas e me escala, não deu pra fazer exatamente dessa maneira. Então, hoje sento no chão para ouvir a conferência e com o celular próximo. Anoto nele impressões rápidas e palavras chave. Tem sido bom também, e não deixo de ler os discursos depois em casa com calma.

Sobre crianças, adoro como a Igreja realmente pensa em todos, e não é diferente na conferência geral. Tem um site específico de recursos para crianças lá. Tem até jogo online para identificar profetas e apóstolos, além dos recursos de colorir e outras atividades, super legal.


Link do site de recursos: https://www.lds.org/general-conference/children?lang=por&country=br

Com a internet, outra coisa que gostamos MUITO de fazer é estar em família para ouvir os discursos em casa, em especial no domingo. Como assistimos ao vivo aqui iniciando às 13h (melhor, 12h30 com os hinos do coro), achamos que era ruim almoçar durante os discursos, e que antes era muito cedo, e depois era muito tarde.

Então minha mãe teve a brilhante ideia de fazermos o brunch da conferência. Fazemos algo estilo café colonial, onde nossos pais organizam boa parte das coisas, mas cada filho colabora com algum alimento também. Tomamos este café da manhã reforçado por volta das 11h00, com pães, frios, doces e salgados (delícia), e no fim das contas, ficamos beliscando tudo o dia toda, hahaha, é uma tradição, fica a sugestão se quiserem, mas é nossa maneira de se preparar para a conferência em família.

Mas, no todo, acho que o que faz toda a diferença é todos em casa se prepararem. Podemos usar a noite familiar para falar sobre o evento, explicar a importância aos pequenos, orar por aqueles que irão discursar, e por nós para compreendermos melhor seus ensinamentos. Após a conferência, comentar os discursos favoritos e elaborar metas relacionadas aos princípios repassados, o que acham?

Que venha mais uma conferência e seja muito proveitosa à todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário