quarta-feira, 25 de março de 2015

Desligar a TV



A maioria de nós tem a tendência de usar o tempo livre dentro de casa assistindo TV. Quem nunca fez isso, atire a primeira pedra. Isso não é um erro, mas acho que é bom pensar um pouco na influência da TV sobre nós. Não quero falar que programa é bom ou ruim, mas sim do tempo que nós e nossos filhos passam em frente da telinha.

Imagem: freepik.com

Eu particularmente nunca fui uma pessoa de ficar muito tempo assistindo a TV, sempre fiquei muito fora de casa desde criança. Acho que isso foi bom, porque eu gosto de arrumar coisas para fazer, não sinto bem assistindo muita TV em um dia... há quem goste de fazer maratonas de seriados e trilogias de filme às vezes, é gosto de cada um, mas não é meu caso.

E ultimamente, estava continuando a fazer isso: arrumando coisas para fazer mais dentro de casa: adiantando coisas do trabalho e da Igreja, reorganizando coisas da casa, escrevendo nos blogs que tenho, desenvolvendo habilidades manuais, até aí tudo bem, mas... eu estava fazendo isso e deixando meu pequeno um bom tempo na frente da TV para ter mais sossego para executar outras tarefas. Ele acordava e eu ligava a TV para ele assistir enquanto fazia o que era necessário em casa. Sentava um pouquinho para brincar com ele, mas com a TV ligada, e nós dois dividíamos a atenção entre tudo, afinal eu também acabava me distraindo e pegava o celular para olhar as redes sociais. Ele dormia de tarde, e depois de acordar, eu ligava a TV denovo.

Aí eu percebi que começou a ficar mais interessante para o Mateus assistir TV do que brincar. Ele ainda gostava de sair passear, mas aí eu quase não ía e ele pedia a TV, eu cedia. Isso não estava certo.
Me reorganize. Criamos um cantinho pra ele na casa para deixar seus brinquedos e sua “bagunça” lá, melhor de brincar. Inventei coisas “novas” que ainda ele não tinha para se entreter: lápis de cor, massinha de modelar, e outras maluquices que eu inventei. Ele acorda e não ligo a TV, mas deixo ele brincando até que ele queira mudar de ideia (e o Mateus já está brincando melhor). Se não dá eu ligo, mas eu geralmente saio de casa com ele: no parquinho, no mercado ou simplesmente para uma volta na quadra de casa. Estou cantando mais musiquinhas para ele assim, damos mais atenção um ao outro. Ainda não estamos perfeitos, mas no caminho pra melhorar.

Comecei a pensar e, na minha opinião, deixar nossos filhos assistirem TV por um tempo para elaborarmos uma refeição ou fazer algo extremamente necessário tudo bem. Mas ficar com eles só assistindo TV ou deixá-los assistindo por muito tempo para agilizarmos um caminhão de coisas que todos nós temos, é um problema sério. Acabamos sendo parte das estatísticas do mundo moderno de famílias que vivem juntas e separadas ao mesmo tempo: falta diálogo, falta conhecer-nos mais uns aos outros, falta convívio. E a TV é o primeiro passo das mídias sociais, nossos filhos começam com ela, depois com celulares, videogames... e eles precisam ter o que fazer para que criem outros interesses passem determinado tempo nisso, e não fiquem só na frente de uma tela uma tarde toda.
No Para o Vigor da Juventude tem um conselho aplicável pra todos nós:

“Tenha cuidado para que o uso que você faz da mídia não entorpeça sua sensibilidade ao Espírito ou interfira em suas interações pessoais com as outras pessoas. Se passar longos períodos de tempo usando a Internet ou telefone celular, jogando videogames, assistindo televisão ou usando outras mídias, isso pode afastar você de valiosas interações com outras pessoas. Tome cuidado para que o uso que faz das mídias sociais não substitua o tempo que passa com a família e os amigos”.

É tão bom conversar e passar o tempo juntos com outras pessoas e prestar atenção nelas. Tem muitos programas bons, especialmente com a facilidade de aplicativos e opções como Netflix, Hulu, Net Now, entre outros que assistimos o quê, quando e quanto quisermos, mas estamos só fazendo isso no tempo disponível que temos? Fica a reflexão e uma pergunta para todos nós: estamos assistindo TV em tempo adequado?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário