sexta-feira, 20 de março de 2015

Aproveitar eventos para passar um tempo em família

Sou bacharel em turismo por formação, e não pensem que quem trabalha na área na rala muito pelo conforto e comodidade de quem está recepcionando ou ajudando, mas... é claro que amo passear, e como minha formação tem ênfase em Eventos, consegui aprender muita coisa legal e saber que dá pra aproveitar muitos lugares quando tem um evento acontecendo pra fazer algo diferente, e muitas vezes sem custo nenhum!

Imagem: caarj.org.br

Então, que tal aproveitar sua cidade ou planejar um passeio com a família toda para um local que esteja promovendo uma festa ou um evento? Hoje vou dar algumas dicas:

FEIRAS E BAZARES

Amo amo amo feiras: de frutas e verduras, de roupas, de antiguidades, de comidas, enfim... e todo lugar tem uma dessas.

Nas quintas perto da minha casa tem feira de rua. Literalmente "faço a feira" e compro vegetais, frutas, ovos, grãos e o que mais preciso lá. Adoro provar frutas, queijos e laticínios quando estou em dúvida para cozinhar algo, lá é tudo mais amistoso. Quando o Mateus iniciou com as frutinhas, passei a andar até lá toda semana, não parei mais, e hoje ele vai andando do meu lado com aquela mochilinha que me ajuda a segurá-lo. Ele coloca o que eu escolho dentro das bacias, apronta um pouco claro, e passeia e corre por lá. Ah... de vez em quando comemos pastel fresquinho, e aí já vai uma manhã toda, não acham isso uma delícia?

Feirinhas de comida então, eu acho o máximo. Geralmente, se a feira é grande, sempre tem coisas para provar de vários países e com preços mais acessíveis do que restaurantes típicos. Aqui temos uma feira em uma praça toda sexta a noite que tem uma variedade incrível: mexicana, polonesa, mineira, italiana, portuguesa, nordestina, japonesa, e por aí vai. Ótimo programa para uma janta diferente.

E claro, as feiras sazonais. Há centros de eventos que fazem feiras para vender itens: móveis e decorações, moda, bebê e gestante, gastronomia, artesanato, animais, etc. Se você não sabe quando e onde, sites da prefeitura e de centros de exposições podem ajudar com calendários de quando serão estes eventos. Para os maiores, uma oportunidade de ver coisas diferentes. E mesmo para os menores, é muito comum estes locais providenciarem parquinhos e brinquedos infláveis para os pequenos. Assim, dá para combinar e enquanto alguém passeia o outros dá uma olhada nas crianças e vice versa... mas todo mundo pode passear!

Estive há 2 semanas atrás em uma feira gastronômica, e, além de barraquinhas com opções interessantes, lá estavam monitores com atividades infantis para a garotada: animação, massinhas de modelar e até uma oficina de cupcake super fofa!

Imagem: Alto Juvevê Gastronomia

FESTAS

Todo município tem festa, muitos ligados a alimentos, pecuária, típicas de países... tem muita opção. Confira os calendários da prefeitura de sua cidade e também das cidades próximas a sua para um passeio gostoso para qualquer idade, ou porque não programar uma viagem para um evento famoso no Brasil e sentir a magia e alegria destas festas?

Aqui vão algumas ideias de locais e eventos que podem ser super legais:

GRAMADO/RS: cidade linda, pequena e cheia de encanto. É palco do famoso festival de cinema, mas... minha sugestão é o Natal Luz - de novembro à janeiro - já fui, é pura tradição, encanto e magia e tem na programação sim coisas que valorizam o nascimento de Cristo. Sei que também há a Chocofest,em época de páscoa (o que é natural, pois tem muitas lojas de chocolates artesanais) mas este ano não será realizada, porém estão programando sim para 2016.

HOLAMBRA/SP: pra quem não sabe, é a capital das flores no Brasil, há imensos campos de muitas variedades, e em todo ano, no mês de setembro (primavera, é claro) tem a Expoflora. É claro que existe aqueles que vão para negócios, mas tem feira, comidas típicas, passeios turísticos, apresentações e música e até chuva de pétalas, que deve ser o máximo. Vai bastante gente, mas dá pra programar e passar um dia por lá.

JOINVILLE/SC: Quem é que nunca ouviu falar do maior festival de dança do mundo? E realmente, a cidade toda vira um palco, mesmo os não amantes da dança podem aproveitar muito. Há apresentações em shoppings, praças e na feira da sapatilha - todas gratuitas - por vários grupos do Brasil e do exterior, além da competição de vários ritmos e modalidades da dança. O evento acontece sempre em julho, mas os selecionados são conhecidos em maio, e daí já dá pra se planejar para comprar ingressos para assistir os feras da dança do momento.

CURITIBA/PR: está chegando pra já a partir de 22 de março - todo ano nesta época - o festival de teatro de Curitiba. Tem peça de tudo quanto é jeito (por isso, é bom olhar bem sinopses e classificação indicativa) mas tem opções infinitas, incluindo peças e musicais infantis. Os preços costumam ser muito bons e várias opções são gratuitas. Vamos pouco ao teatro, está é uma oportunidade que vale o investimento!

PARATY/RJ: o maior evento literário do Brasil acontece lá, a Flip. Livros são tudo de bom e imagina conhecer seu autores e histórias... tem programação de vários tipos, e novamente, também para o público infantil / juvenil, no evento simultâneo chamado de "flipinha".

RIO DE JANEIRO/RJ: continuamos na leitura com um super evento, a bienal do livro. Tem agenda cultural, programação recheada de leitura e conhecimento e com certeza super bem organizada.

SÃO PAULO/SP: para os paulistas, escolhi o festival do Japão, festa que acontece no fim de julho. Adoro a cultura e a culinária japonesa, e esses festivais dão show. A comunidade japonesa é incrivelmente gentil e prestativa e todos ajudam com muito amor na festa que celebra seu país

NORTE E NORDESTE: Há muitas festas juninas e regionais - como o bumba meu boi - que são super parte da cultura de nosso país. Não quero levantar uma discussão por origens católicas ou de outras crenças, mas algumas celebrações nordestinas simplesmente são um banho de cultura brasileira. Danças e comidas típicas deixam tudo mais delicioso e os meses de junho e julho são recheados de sanfona, dança, bandeirinhas coloridas e animação.

Que tal? Tem programa pro ano todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário