quarta-feira, 4 de março de 2015

Realizar noites familiares significativas

Toda semana - seja na clássica segunda feira à noite ou no melhor dia para a família - tem Noite Familiar. É um programa realmente incrível, porque deixa marcas duradouras para toda a vida - é a minha experiência com isso.

Quando criança, meus pais preparavam as atividades, que naturalmente não lembro cada uma delas, mas lembro das músicas preferidas, da diversão e dos momentos juntos. Já adulta, temos noites familiares especiais na lembrança, como quando conversamos sobre quando meu irmão deveria ir para a missão (ele estava em dúvida em relação ao terminar o ano na faculdade ou trancar antes) e quando minha irmã iria se casar e fazer sua investidura no templo.

E eu gostava mesmo. Quando morava com meus pais, eu era a "idealizadora", geralmente eu que organiza ou designava quem daria mensagem, música e tudo mais. Hoje continuo a organizar junto com maridão, e neste momento, mudando o foco para mensagens onde conseguimos envolver o Mateus também.

No tópico de Noite familiar, do lds.org, tem algo que gostei muito:

“Não podemos negligenciar esse programa divinamente inspirado. Ele pode proporcionar crescimento espiritual a cada membro da família, ajudando-o a vencer as tentações que se encontram em toda parte. As lições aprendidas no lar são as mais duradouras”.

Se essas lições realmente são as mais duradouras, pensei: como realizar noites familiares significativas? Encontrei neste mesmo site algumas ideias, e vou acrescentar as minhas também:

O que torna a sua reunião familiar bem-sucedida?

  • Iniciar e terminar com uma oração. Isso convida o Espírito, aumenta o amor e ensina nossa família como orar.
  • Aprender com as escrituras e as palavras dos profetas dos últimos dias para ajudar sua família a viver o evangelho.
  • Acrescentar música, como hinos e canções da Primária, para criar uma atmosfera de amor, paz e alegria. 
  • Torná-la divertida com jogos, atuações de histórias das escrituras e fazer algumas guloseimas. Manter o ambiente iluminado e amoroso.
  • Ser constante. As noites de segunda-feira são reservadas pela Igreja para a reunião familiar. Se não der certo na segunda, encontre uma noite que dê.
  • Acrescentar variedade. Ajudar um vizinho necessitado, dar uma lição em um parque, ou fazer uma caminhada em família.

Além destas dicas de ouro, algumas coisas que eu gosto de fazer também:



Utilizar o Livro de Recursos da Noite familiar: adoro esse livro, porque as ideias são muitas, tem aulas e atividades para ocasiões especiais, e para faixas de idade diferenciadas. Só dele, dá mais de 1 ano de noites familiares.

Fazer um caderno da noite familiar: eu e meu esposo criamos no início do casamento o diário da noite familiar. Fazemos um registro simples com data, hinos, título da mensagem e observações especiais - como quando vamos à um lugar diferente, quando temos convidados e quem está com a gente, ou algum fato especial como a primeira noite familiar com nosso filho. É muito bacana rever o que já fizemos e o quanto já aprendemos.

Usar a internet: tem muitas coisas boas em blogs SUD e recursos da igreja para incorporar com sua noite familiar. Uma ideia que vou colocar mais em prática agora é usar o Canal Mórmon no Youtube, adoro as mensagens mórmons que são curtinhas e muito inspiradoras. E claro que outras histórias, exemplos e relatos estão todos disponíveis, além de gravuras e ideias para crianças e jovens.


Se você não está fazendo, de coração, organize-se para dar um jeitinho e incorporar esse programa divinamente inspirado em seu lar, com certeza fará diferença à sua família no futuro.

Aqui vai o link que usei e mais alguns artigos que falam da importância desse programa:




Espero que gostem e aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário