quinta-feira, 16 de julho de 2015

Driblando a solidão da maternidade

Quando decidi deixar de trabalhar na multinacional para ficar em casa após ser mãe, passei por algo que nunca imaginei que passaria: me sentir sozinha. Um bebê infelizmente não conversa com a gente por um bom tempo, e por mais que fosse bom demais tê-lo do meu lado, foi difícil (e tem dias que ainda é) ficar apenas com ele.

Minha rotina antiga era cheia de pessoas: problemas para resolver e falar com muita gente o dia todo. Depois do expediente tinha atividades, cursos (fiz faculdade e pós e cursos profissionais também) e no fim do dia, encontrava o meu esposo e passávamos o tempo juntos que sobrava do restinho do dia pra falar de tudo o que havia acontecido.

E de repente, sobrou apenas a parte do esposo, aliás, a menor parte de todas!

Nos primeiros meses, como era inverno, pouco saí para algumas atividades (e quando o fazia era rapidíssimo devido a amamentação + frio), e de vez em quando passava algum tempo com alguma amiga ou pessoa da família. Mas é claro que outras pessoas tem seus compromissos e afazeres, e mesmo fazendo isso na minha casa, então não dava pra sempre fazer algo, e eu senti falta de socializar. Eu mal assistia televisão, e passei a assistir vários programas, era uma companhia. A internet também foi outro consolo e me considerei até viciada nas redes, afinal, era um jeito de tentar se aproximar das pessoas.

Vocês em algum momento se sentiram assim? Se isso aconteceu, eu pelo menos estive nessa como você.

Atualmente, já faço muito mais coisas por aí, com ou sem o pequeno, e me sinto melhor: tenho saído mais e feito mais coisas, mas, se isso está acontecendo com você, eu vou dizer algo que acho que se encaixa na situação aqui: tome a iniciativa e busque companhia. 

Tá, não que seja fácil: timidez, horários e outras dificuldades podem ser complicadas de superar, mas vale tentar e com certeza dá se um jeito. Logo que possível, você pode frequentar alguns espaços públicos, como parques e praças, e geralmente tem pelo menos alguma outra mãe que está com seus filhos. Mesmo que só por aquele tempinho, já pude conhecer e ter boas companhias em locais como estes, e quem sabe dá até formar algumas amizades.

Busque também pessoas com uma rotina parecida com a sua para fazer algo juntas. Talvez aprender algo novo ou mesmo se exercitar. Mães com filhos pequenos podem se encontrar para as crianças brincarem juntas. Dos maiores, elas podem fazer algo novo juntas, e por aí vai.

E com a permissão do meu grupo, vou falar o que ando fazendo e tem me ajudado.

Gostei muito do que minha amiga Sheila,que conheço da Igreja mesmo, fez: lançou uma proposta no facebook. Ela queria perder um pouco de peso e como era difícil fazer isso sozinha, perguntou se alguém topava caminhar com ela,no parque ou na região mesmo, e puxar umas as outras. Eu e mais 2 amigas nos candidatamos: todas temos filhos com idade parecida e formamos um grupinho: duas tomavam conta das crianças enquanto duas caminhavam e nos revezávamos. Apesar de conhecermos umas as outras, não sabíamos que poderíamos ter um tempo juntas e conversando e conciliando os horários, achamos um tempo pra nos reunirmos.

Isso aconteceu faz uns 4 meses. Confesso que não funciona perfeitamente, é difícil a criançada ficar sempre bem e dar certo, mas, a gente se encontra na maioria das semanas, as crianças brincam juntas e nós tentamos fazer nossa caminhada. Se não dá, pelo menos conversamos e socializamos. E acima de tudo, nossa amizade se fortaleceu e tenho apreciado muito. É bom estar entre amigas.



E se você fizer como ela? Pode ser que a pessoa que aceite um convite não seja a esperada, mas pode se tornar algo muito bom daqui pra frente.

E se eu puder estiver por perto, me chame, eu topo muita coisa e quem sabe dá certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário