sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sem culpa de ser feliz em um tempinho longe dos filhos

Em abril, fiz uma viagem que sonhei uma vida toda. Foram anos planejando e esperando o dia em que eu pudesse ir, e ele veio então depois de me tornar mãe. Mas, o negócio é que fui com meus pais, apenas nós 3, sem o Mateus nem meu marido Tiago.

Eu e meus pais passamos vários dias fazendo passeios incríveis, e inclusive fomos na Igreja (onde minha melhor definição é "muito diferente, mas é igual também, hahaha"). Meu esposo foi divino: ele tirou férias do trabalho dele no mesmo período em que estive fora, para ficar com nosso baixinho. É claro que foi uma delícia.


Eu estava muito apreensiva na semana anterior à viagem. Além das preocupações normais de qualquer mãe, especialmente de se o pai vai mesmo dar conta sozinho estando tantos dias fora (quem nunca...) o que me veio como um balde de água fria era se eu não estava errada"largando" meu filho aqui pra ir passear e ficar tanto tempo viajando. Me senti a pior mãe, como assim deixar um menininho ir sair no mundo a fora? Me senti culpada, de verdade.

Mas, meu marido "jogou mais um balde" em mim e disse: "está tudo certo, eu estou aqui, os avós também, ele será super bem cuidado e você merece isso. Larga de ser boba e aproveita".

Decidi seguir então o que ele falou e aproveitar. E de fato, aproveitei. Ainda no vôo estava meio pensativa, mas chegando ao destino e fazendo alguns passeios, desencanei, e foi tão bom! Na realidade, senti que precisava mudar os ares e dar uma desligada, um pouquinho só, nessa vida materna.

Isso não apenas me deixou feliz porque amo viajar (sou daquelas que, se dependesse só de mim, mal teria carro e viveria em um cubículo pra gastar em viagem) mas porque deu uma grande recarregada, e me deixou com saudades dos meus amores, de estar com eles em nosso lar. Foi a primeira vez na vida que queria que a viagem acabasse, nos últimos dias, porque estava morrendo de saudades mesmo dos meus meninos, mas ainda assim curtindo o tempinho que estava lá, tudo bem equilibrado.

E isso que é só o primeiro filho! Mas com o primeiro é que vem a reviravolta né... com os próximos você no mínimo já sabe o que esperar, com algumas diferenças, mas não tantas quanto a adaptação da chegada da maternidade. Dar uma relaxada é bom.

Com tudo isso, quero dizer que você, mãe, MERECE ter férias dos filhos. Porque quem é mãe, independente de ser em tempo integral ou não, sabe que é maravilhoso tê-los por perto, mas que eles demandam muitas coisas, o tempo todo, incluindo nossas madrugadas, idas ao banheiro (filho pequeno chegando na porta bem naquela hora... dá pra contar nos dedos quem ainda não passou por isso) e muitas janelas de horários. E todas vocês merecem um tempinho não apenas de 1-2 horas pra ir no salão correndo fazer uma escova no cabelo (já é alguma coisa, mas vc mal desliga), mas de pelo menos 1 dia,um fim de semana, ou período que seja pra vc, de tempos em tempos. Se você tem como dar uma escapada e está com essa dúvida, não hesite: VÁ MESMO!

Se os homens estiverem lendo isso, façam algo por suas mulheres: fiquem com os pequenos para elas terem um fim de semana delas, ou pelo menos programem tudo com pessoas de confiança que fiquem com seus filhos (não vale a mãe fazer a maior logística e vc só ir junto depois) para passar uns dias juntos, relaxar mesmo. Fará muita diferença no final.

E por fim, quando estiverem sem os filhos, pense um pouquinho em você, aproveite, não se culpe. Afinal, quanto mais feliz, bem disposta e alegre você estiver, melhor será para eles... não é de hoje que sabemos o quanto nossas atitudes e emoções influenciam nossos filhos.

Quando você estiver chegando com aquela saudade enorme, vai ver que, a melhor parte da viagem é ver seus filhos correndo pra te receber com o abraço mais gostoso do mundo, sem dúvida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário