segunda-feira, 13 de julho de 2015

Para quem é ou quer ser mãe empreendedora

Eu sei que cada mulher e mãe decide o que quer fazer com seu plano profissional. Algumas optam por não trabalhar e o esposo cuidar da parte material. Outras estão no mercado de trabalho em empregos formais, e outras seguem um caminho próprio de empreendedorismo.

Felizmente, eu decidi (e puder fazer esta escolha, nem sempre todas temos esta opção) por pedir demissão e ter um negócio próprio. Vocês conhecem minha história e sei que assim consigo dar mais atenção à minha família, mas assim o fiz principalmente para ajudar nas despesas da casa e também por realização própria de continuar "me ocupando zelosamente em uma boa causa".

Talvez essa seja uma boa alternativa para outras mães, porque acredito que não significa trabalhar menos, mas sim ter flexibilidade para organizar sua vida. Você estabelece seus horários de trabalho, busca os filhos na escola, faz as refeições juntos, decide onde trabalhar, leva o filho ao médico sem se preocupar com chefe. Claro que vem a instabilidade de não ter um salário fixo, ter que correr atrás de seu lucro sem depender de outros, mas com disciplina e organização, é possível.

Há uns 4 meses atrás já estava com a empresa estabelecida e conciliando a rotina de mãe, líder das moças e empreendedora e fui convidada para falar um pouquinho sobre a história de como comecei e tenho trabalhado com a Inventos em Eventos para a Soc Soc na Ala, em uma reunião chamada "Plano B". A reunião foi muito boa, com exemplos de mulheres que se organizam e dão duro para cuidar de negócios e família, mas ao mesmo tempo são felizes e realizadas por se dedicarem as coisas que amam. Não apenas eu, mas muitas irmãs hoje fazem seus negócios: artesanatos, comércios, serviços, consultorias, tanta coisa legal!

Falei o que eu fazia e como me organizei e inclusive criei uma brincadeira que quero passar para vocês pensarem caso queiram ter um negócio mas não saibam o que fazer. O objetivo era
para as mulheres terem o desejo de encontrarem uma ocupação (que pudesse se tornar um hobbie ou mesmo seu negócio) e isso ser uma oportunidade de aumentar sua auto-estima e confiança.

Criei uma ficha onde a cada participante escrevia seu nome, lê uma breve descrição de seu objetivo, e responde duas perguntas relacionadas ao que ela sabe fazer bem, e o que ela gosta de realizar e fazer sempre que pode.




Elas primeiro deveriam responder as duas perguntas da ficha grande.



Depois de cada pessoa preencher sua ficha, cada irmã passou sua ficha à sua colega ao lado, que  preencheu o verso dela com as qualidades e o potencial que ela enxergava na participante em questão, ou seja, entreguei o papel pequeno para cada uma responder a respeito da pessoa ao seu lado. E as fichas passaram por pelo menos 5 pessoas diferentes.

Por fim, cada pessoa recebe sua ficha de volta e avalia o que escreveu inicialmente, e os comentários das outras irmãs... e assim ela pode pensar e se inspirar para criar algo. A ideia é que a pessoa possa refletir mais tarde sobre seu potencial e talentos, especialmente vendo o que os outros pensam dela, e assim incentivar uma nova ocupação.

É uma atividade bem tranquila, mas todas gostaram e aproveitaram bastante, e muitas saíram animadas para começar algo novo, diferente e de sucesso em suas vidas.

Cada irmã recebeu um bolo no pote de uma das empreendedoras que também falou sobre seu negócio e como ela trabalha. O "B" que era o tema da atividade foi destaque na decoração, além de ser uma delícia.





Minha sugestão é, caso você tenha essa dúvida, faça esse exercício acima e peça para outras pessoas falarem sobre o seu potencial e que isso pode ajudar muito.

Da parte burocrática de como abrir uma empresa, já postei antes alguns links que gosto, mas segue mais uma vez:


* Para abrir uma empresa MEI (microempreendedor) e como ela funciona, benefícios, etc.

* Para dicas e ideias do que empreender e como se organizar, para mulheres e mães (todos eles estão nas redes sociais e vcs podem seguir-los para acompanhar as publicações e novidades)

Estas instituições costumam promover eventos por todo o Brasil, divulgados nas redes sociais, vários deles gratuitos. Participei de alguns e tem sido muito bom fazer contatos e formar parcerias.

* Para cursos online para aprender ou se especializar em algo das mais diversas opções - culinária, artesanato, artes, etc. - há uma assinatura paga para fazer em qualquer horário, mas toda semana há cursos gratuitos se assistidos nos horários disponibilizados por eles.

E fica meu convite para aquelas que são SUD's empreendedoras que contem sua história e falem como vocês equilibram os negócios e a vida familiar, que com certeza irá ajudar muitas outras mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário