quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

5 Receitas para refeições da família: realmente fáceis, realmente simples e realmente rápidas

Quem me conhece sabe que, quem cozinha nesta casa é... o marido. Ele sabe fazer coisas que vcs nem imaginam. Mas... quem está em casa sou eu, e no mínimo preciso providenciar a janta ou alguma coisa pra comer no dia a dia.

E eu sou péssima na cozinha, do tipo, qualquer coisa que demore, que tenha algum ingrediente diferente, que tenha um princípio de complexidade, eu tenho dificuldade. Pesquiso as coisas mais óbvias no google.

Aí tendo que providenciar comida, não gastar muito (pq o dinheiro pra comer fora vários dias não existe) fui buscar receitas que fosse possíveis de serem feitas. Encontrei muitas, daquelas de 15 minutos, mas pra mim... não funcionava. Ou era só salada, ou demorava bem mais do que dizia, ou tinham ingredientes malucos... eu precisava encontrar coisas reais e práticas DE VERDADE.

É difícil, mas consegui fazer uma pequena seleção de alguns achados - meus favoritos -  que esses sim, pode confiar: matam a fome, são ultra rápidos e fáceis e deixam todas as pessoas felizes, essas... até eu consigo fazer.

Vão as minhas super dicas (e não tem uma ordem certa de ingredientes e preparo, mas vcs vão entender):

1. Pizza de Carne Moída

Adoro essa receita porque é uma pizza, mas com um toque diferenciado, a massa!


Ingredientes

- 500 g de carne moída
- 1 pacote de sopa de cebola (45 g)
- 2 ovos
- 1 cebola média picada - opcional
- 2 dentes de alho amassados - opcional
- 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado fresco ou desidratado
- Sal a gosto
- Pimenta, se desejar
- 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
- Azeite para untar a fôrma

Para a cobertura:

- 300 g de mussarela ralado grosso
- 2 tomates sem sementes picados em tiras ou rodelas
- Azeite
- Sal a gosto
- Orégano a gosto
- 3 azeitonas verdes sem caroço cortadas em anéis ou tiras

Preparo

Misture a carne moída com a sopa de cebola, os ovos, a cebola
picada, o alho e o cheiro verde. Acerte o sal, a pimenta, se
desejar, a farinha de rosca e amasse bem. Unte uma fôrma para
pizza com o óleo. Abra a massa de carne, forrando o fundo da
fôrma.

Para alisar a massa, molhe as mãos e apalpe. Leve ao forno quente
(200ºC), previamente aquecido, e deixe por 10 minutos mais ou
menos. Tire o disco de carne do forno e cubra com o mussarela. À
parte, tempere os tomates com o azeite, o orégano e
o sal. Espalhe sobre o mussarela mais orégano e as azeitonas.
Leve ao forno novamente para derreter o mussarela 2 min. Sirva em
seguida.

Rendimento: 8 pedaços.


2. Sopa de batata

É a minha sopa favorita e aprendi logo que entrei na Soc Soc em uma atividade. Simples e deliciosa e dá ora fazer em cima da hora! Com uma torradinha no inverno, é tudo de bom.

Ingredientes:

7-8 Batatas;
Creme de leite - preferencialmente fresco (1 pote) ou umas 2 caixinhas;
Sal a gosto
Queijo muçarela ralado e cebolinha fatiada para polvilhar depois de pronto.

Descascar e cozinhar as batatas até ficarem bem molinhas. Amassar tipo um purê e em seguida, misturar o creme de leite e temperar com sal a gosto. Ela fica bem cremosa e dá até pra afinar com um pouquinho de leite - se precisar.


3. Sanduíche de forno

Receita infalível que minha tia me deu em meu chá de panela, ela realmente conhecia minha falta de habilidade e deu o pulo do gato!

Levar ao fogo para fazer um creme:

1 colher de sobremesa de margarina
1 colher de sopa de farinha de trigo

Acrescentar aos poucos cerca de 1/2 litro de leite, até formar um creme bechamel. Temperar a gosto com Orégano, cubo de caldo de frango, sal, noz moscada e 1/2 lata de creme de leite. Deixar no fogo até engrossar um pouquinho.

Depois, o sanduíche deve ser montado em um refratário com:

Pão de forma fatiado sem casca;
Queijo muçarela fatiado;
Presunto, lombo ou peito de peru fatiado.

Untar o refratário e forrar com o pão. Molhar bem com o creme, e cobrir com a muçarela e o presunto. Repetir o processo fazendo camadas até o topo, terminando com o queijo.

Levar no forno por uns 20 min, até dourar e está pronto!


4. Batata recheada feita no microondas

Essa aprendi no programa do Jamie Olivier. Eu gosto dele e do que ele faz, mas boa parte das receitas tem ingredientes bem diferentes, e nem todo mundo tem uma horta gigante como ele atrás de casa. Mas... esse truque foi bacana, e o legal é que eu e o marido testamos logo depois de assistir na TV em um sábado sem ideias e muita fome e foi aprovado, usado até hoje. O passo a passo:

1. Lavar o número de batatas, de tamanho médio, que vc deseja preparar;
2. Colocar em um recipiente de vidro as batatas, e cobri-lo completamente com papel filme;
3. Ligar o microondas em potência alta por cerca 8-10 min. Vc vai ver que o filme vai inflar, é normal.
4. Elas já estão prontas, cozidas no vapor! Retire o filme com cuidado por causa do vapor, e se quiser deixar um pouquinho mais crocante, coloque no forno a gás ou elétrico por mais 5-10 min.
5. Cortar em formato de cruz e colocar um pouquinho de sal, azeite e manteiga (cuidado que está bem quente). O recheio vc escolhe.

O legal das batatas é que dá pra, ou comprar recheios como preferirem, por exemplo, requeijão, requeijão com bacon; ou reaproveitar algum molho ou recheio que vcs tenham em casa, por exemplo, o restinho do strogonoff de domingo! Fica no gosto e imaginação de vcs.


5. Patê de presunto com creme de ricota

Mais um aprendizado na Soc Soc, que arrisquei e que tem um sabor diferente, gosto muito!

Ingredientes:

1 ricota + 1 vidro pequeno de maionese (ou um potinho de creme de ricota somente)
200g de presunto;
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas;
6 colheres de sopa de azeite;
Mostarda e pimenta do reino a gosto.

Triturar o presunto e misturar os demais ingredientes, temperando a gosto a mostarda pimenta no final!

Um comentário:

  1. Adoreiiiii as receitas!!! Vou fazer a pizza hoje a noite e depois te conto se foi aprovada!

    ResponderExcluir