segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Celulares e tablets na Igreja com Crianças e Adolescentes

Se tem um tópico que me deixa bem intrigada é o uso de celulares e tablets na Igreja. Pra mim, é um daqueles tópicos que são uma benção e uma maldição ao mesmo tempo.

Imagem: Overbr

Acho fantástico podermos ter todas as nossas escrituras e recursos do evangelho em um dispositivo só. Eu era super apegada aos livros, mas, depois da maternidade e com a bolsa enorme que vai pra Igreja, ganhei um celular com os aplicativos e foram os livros então os primeiros a serem cortados do carregamento, e passei a usar tudo pelo celular.

Sou presidente das moças e uso todos os recursos das aulas no celular, assim como boa parte das meninas, que também participam lendo escrituras e citações em seus dispositivos móveis.

Porém, tudo tem o seu outro lado. Começando pelas próprias moças, apesar de eu não ter filhos adolescentes, me preocupo demais com esse comportamento. O celular, ainda que consultado para escrituras, é muito mais consultado para redes sociais, jogos e mensagens. Na minha realidade, durante as aulas nas moças, temos boa participação e pouco uso fora das escrituras, mas depois, na escola dominical e reunião sacramental... é complicado, às vezes vejo pessoas que ficam o tempo todo trocando mensagens, e sabe lá onde foi parar o Espírito. É normal "pegarem no pé" dos jovens, mas tem pais demais que fazem isso também.

E para as crianças? Quem não tem joguinhos e videos para os pequenos assistirem? Super comum ver as crianças mesmo bem pequenas quietinhas pelas milagrosas Peppa, Galinha Pintadinha e Cia. Eu mesma tenho esses no meu celular também, mas... não os uso na Igreja no domingo.

Absolutamente NADA contra quem usa na Igreja esses recursos com seus filhos, cada pai e mãe sabe como agir melhor com os seus, mas eu, na minha opinião pessoal, acho que tem lugares que não é bom usar esses videos, e um deles é a sacramental na Igreja. Sim, eu ficou bem louca, levo brinquedos, livrinhos e por aí vai, para tentar aguentar toda a reunião, mas o celular eu não uso. Dou uma volta às vezes e tento desde já mostrar que o celular deve ser usado nos momentos corretos, e a reunião sacramental não é um deles. EU acho isso, não é uma regra. Tecnologia deve ser usada com bom senso e me incomoda a ideia de usá-la com meus filhos na Igreja.

Vocês tem uma opinião sobre isso, seja qual for a fase em que estão seus filhos? Como vocês usam esses dispositivos na Igreja?

2 comentários:

  1. No site da igreja existe uma galeria de imagens que podem ser impressas para as que as criança possam colorir durante a sacramental, acho super válido fazer um caderno de domingo com essas ilustrações que prendem a atenção dos pequenos e ainda auxiliam no ensino do evangelho. Quando fui presidente da primária utilizei estes recursos com frequência. Segue o link pra quem quiser achar mais fácil;
    https://www.lds.org/media-library/images/categories/primary/primary-symbols?lang=eng

    Tem também uma opção só para as conferências, que também é super legal e pode ser utilizada tanto para crianças pequenas como principalmente as mais velhas, ajuda elas a prepararem-se para a conferência e ouvirem atentamente os discursos;
    https://www.lds.org/bc/content/shared/content/portuguese/pdf/general-conference-notebook-portuguese.pdf

    ResponderExcluir
  2. Nao tenho filhos ainda, hehe, mas concordo completamente com sua postura Acredito que os habitos sao criados desde o comecinha da vida de uma criança, sejam eles bons ou ruins. Quero muito conseguir controlar a Elisa com materiais que eu tambem considero mais adequados... Mas vamos ver no que vai dar! Com certeza essa postura vai requerer muita transpiração!

    ResponderExcluir