quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O dia da benção do bebê

Logo depois do nascimento de um filho, temos um dia especial para a família: a benção do recém nascido. Em geral, é um dia de alegria e ansiedade (eu pelo menos estava muito ansiosa) para abençoar o novo membro da família.

Como era algo que considero significativo, fiz uma pequena preparação para nossa vez. Talvez tudo o que eu comente seja conhecido de todos, mas fica a sugestão.

Imagem: lds.net

- Decidimos que gostaríamos de convidar alguns familiares (inclusive alguns tios que não são membros) para assistir a ordenança e almoçar conosco após as reuniões. Eu optei por ser direta e uns 10 dias antes do domingo que foi escolhido para a benção, convidei virtualmente mesmo as pessoas que gostaria e liguei para os demais. Mas, há quem prefere fazer um convitinho para a ocasião (minha prima fez um lindo para a filha dela com modelo de um vestidinho branco). Fica bem bonito também.

- Este tipo de benção costuma ser feita no primeiro domingo do mês, é uma orientação... mas com certeza não uma obrigação. No meu entendimento, um dos motivos é para que os familiares que possuem chamados na estaca possam participar sem deixar de cumprir seus chamados, já que este é o domingo em que eles estão na ala. Enfim, leve em consideração o que é melhor para sua família no todo.

- Uma semana antes da benção, preparei uma noite familiar com este tema... é especialmente legal quando há mais crianças na família para falar sobre a ordenança. No Livro de Recursos de Noite Familiar (aquele que tem no templo, material produzido da Igreja), tem uma lição específica sobre isso, que fala sobre a importância do nome e da benção. Foi um dos momentos mais gostosos desde que o bebê tinha chegado.

- Geralmente gostamos de escolher uma roupinha bonita para o bebê usar. A maioria opta pelo branco, acho que fica realmente lindo... mas como não é uma obrigação usar branco, no meu caso, era inverno e roupa bacana de frio para menino toda branca não é simples de achar... ganhei um conjunto bem chique azul marinho que na hora, já escolhi pra usar na benção, então... o que a mãe e o pai acharem o melhor tá valendo!

- No dia da benção, veja com o pai do bebê se todos os portadores do sacerdócio que irão participar da ordenança estão cientes... nada contra chamar na hora, mas acho bacana todo mundo já saber que vai participar, fica mais organizado. Sobre isso também, não há um limite, mas minha opinião pessoal é que gente demais não é necessário (tipo, a foto, rsrsrsr). Nós optamos por convidar os avôs e tios (não temos nenhum bisavô vivo), demais familiares, como tios-avôs e primos, foram convidados para assistir, tirar fotos e participar com a gente.

- Por fim, bençãos não podem ser filmadas, mas podem ser gravadas. Não esqueça de pedir para alguém gravar, pode ser no celular mesmo, a benção. Você pode transcrever depois e guardar no diário (seu, do bebê, etc). Foi o que fiz e lembro da emoção que senti naquele dia.


Acho que é bem válido, certo? Ah, e se o bebê chorar na hora, faz parte (sim, no meio da benção o meu teve que chorar) mas nada de se preocupar, especialmente quem está realizando a benção... vá até o fim, é um momento único.

Mais alguma coisa que esqueci ou devo mencionar? Como foi esse dia pra quem já passou pela experiência?


9 comentários:

  1. Momento lindo demais!! Sempre me emociono.
    Aguardo ansiosamente por esse dia! :D

    Muito bom o post Flá!

    ResponderExcluir
  2. Estou ansiosa para este momento! Flávia, com quantos dias foi realizada a benção do seu pequeno? Existe um período limite? Tem que ser logo no 1º domingo após o nascimento ou não tem um prazo específico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fix exatamente 1 mês depois de ele nascer, acabou coincidindo com o primeiro domingo. Mas... Não tem prazo nem é obrigatório ser no primeiro domingo. Já vi bebês abençoados com 15 dias, 2 meses e até 2 anos! E vc vê o dia que fica melhor pra vcs e pro pequeno!

      Excluir
    2. Legal é mais simples do que eu imaginava!

      Excluir
  3. Oi Flávia! Adorei as dicas! Voce disse que bênçãos podem ser gravadas, eu gostaria de saber em qual manual posso ter essa informação. Porque também quero gravar quando for abençoar meus futuros filhos. Mas pra não ter problemas já quero estar preparada.rs

    ResponderExcluir
  4. Hoje foi realizado a apresentação da minha filhinha.
    Foi muito especial, 1° retorno a igreja após a pandemia e a sua 1a benção e nome que foi dado pelo próprio pai. Estavam fazendo parte da benção, o nosso bispo Laurido e o meu pai. Algo memorável!!!

    ResponderExcluir