domingo, 25 de janeiro de 2015

Participar do Fé em Deus, Progresso Pessoal, Dever para com Deus e demais programas da Igreja com seus filhos

Hoje quero falar de algo que é de grande importância para qualquer família: acompanhar nossos filhos nos programas de metas da Igreja. Como de costume, não é meu objetivo criticar ninguém, mas refletir no que é bom justamente para aqueles que mais amamos.

Desde a primária, aprendemos que metas são importantes e nos ajudam a alcançar nosso potencial divino e autossuficiência temporal e espiritual. Por isso acredito que a Igreja investe desde cedo nisso: para que nosso desenvolvimento comece e nunca pare.




Além de esposa e mãe (como vcs já sabem), fui secretária, conselheira e atualmente sou presidente das moças, e tenho trabalhado nos últimos 7 anos nesta organização. Posso garantir uma coisa à vocês da experiência que adquiri: que as jovens que estiveram mais firmes no evangelho, que fizeram o progresso pessoal, e enfim, se desenvolveram mais pessoal e espiritualmente foram as tiveram um bom acompanhamento por parte de seus pais.

Como líder, ainda que eu tivesse feito o Progresso Pessoal como jovem, percebi que teria que fazer o progresso pessoal novamente para entender exatamente as dificuldades e experiências atuais que as jovens realizaram. Garanto à vocês que, se eu não tivesse realizado as metas, eu não poderia ajudar nem 30% do que posso às jovens pelas quais sou responsável. Seria muito bom se mães e pais tivessem essa mesma percepção. 

Somos convidados à realizar metas e projetos junto de nossos filhos. Estamos aproveitando estas oportunidades? De crescer em família dentro do evangelho? Infelizmente, há muitas mães e pais que deixam quase toda a responsabilidade destes programas para os líderes. Eles que acabam sugerindo, incentivando, dando ideias e cobrando o cumprimento das metas, e há pais que nem mesmo sabem quais metas seus filhos estão fazendo.

Além disso, temos os programas que, mesmo sem livretos específicos, são importantes para todos os membros da Igreja crescerem em família dentro do evangelho: noite familiar, estudo das escrituras, história da família, obra missionária, projetos de serviço, frequência ao templo, etc.

O Élder Robert. D. Hales, do quórum dos 12 apóstolos, deu um discurso específico sobre esse tema voltado aos jovens (mas que já se encaixa aos filhos da primária) e uma das citações diz:


"Os membros adultos da Igreja devem compreender que os requisitos do Progresso Pessoal e do Dever para com Deus não são apenas uma longa lista de verificação. São metas pessoais que cada rapaz e cada moça estabelecem e que os ajudam a tornarem-se dignos de receber as ordenanças do templo, de servir em uma missão, de casar-se para a eternidade e de desfrutar da exaltação. Mas entendam isto: Deixar que os rapazes e as moças tentem cumprir essas metas sozinhos é uma grande perda e uma tragédia!

Pais, mães e líderes dos jovens, rogo que participem do Progresso Pessoal e do Dever para com Deus com seus filhos e com os jovens. Não somente eles vão crescer, mas vocês também. E igualmente importante: vocês vão crescer junto com eles, formando um vínculo de fé e amizade que lhes permitirá fortalecerem-se mutuamente e permanecerem para sempre no caminho do evangelho, de modo a realmente se tornarem uma família eterna".

Eu ainda tenho um filho pequeno, mas já prometi a mim mesma que tentarei acompanhar o máximo possível seu desenvolvimento espiritual: levá-lo e buscá-lo das atividades na Igreja, perguntar o que ele aprendeu na aula de domingo, fazer metas juntos, enfim... não vou ser perfeita e conseguir fazer tudo, mas pelo menos priorizar o que é mais importante.

Sempre há tempo de começar. Incentivo à todos nós à acompanhar mais nossos filhos dentro do evangelho!

-----

Link do discurso completo do Élder Hales: https://www.lds.org/general-conference/2010/04/our-duty-to-god-the-mission-of-parents-and-leaders-to-the-rising-generation?lang=por&query=

Nenhum comentário:

Postar um comentário