segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ideias de recursos do evangelho para usar com os filhos

Quando vamos fazer uma noite familiar, uma atividade para nossos filhos e parentes, algo para entreter durante a reunião sacramental, enfim, que precise de certo preparo, precisamos ter algo na mão, e nem sempre é fácil, afinal, na correria + falta tempo e de criatividade, às vezes as coisas complicam.

Hoje então quero dar algumas sugestões do que acho bacana e de algumas que já usei, aplicáveis à crianças e jovens:

1. Mensagens Mórmons do Canal do Youtube: acho que são perfeitas estas mensagens para a noite familiar ou para uma ocasião específica como mensagem. Por serem curtas, mas significativas, são excelentes como pequenas mensagens para crianças, e como introdução ou discussão de um assunto aos jovens e adultos.

Vou indicar aqui 3 videos que particularmente gosto para crianças, por serem com desenhos, o primeiro é super conhecido e meu favorito. Para jovens e adultos, é uma infinidade, vocês podem escolher quantos quiserem:

* O casaco: https://www.youtube.com/watch?v=V7cjo_bZ4ew

* A esperança de uma mãe: https://www.youtube.com/watch?v=W8SI629dEno

* A vontade de Deus: https://www.youtube.com/watch?v=FdljOmTuFLU


2. Gravuras e jogos da Liahona: em quase todos os meses, sempre vem atividades para crianças na Liahona. Algumas edições já vieram inclusive personagens e histórias impressas e acho que vale muito a pena recortar e guardar para usar com as crianças. Se vcs não tem, veja alguém que tenha algumas revistas antigas e procurem pra recortar e guardar, e isso pode ser usado de infinitas formas. Aqui mostro um joguinho que vou terminar de preparar que relaciona atitudes do evangelho e um as gravuras das escrituras que mencionei.




3. Recursos para colorir e contar histórias: esta é uma dica valiosa pra quem está no berçário. Nossas líderes incríveis em todos os domingos nos entregam as atividades que as crianças fazem no berçário. Além de desenhos para colorir, elas fazem plaquinhas, recortes, livrinhos, e tanta coisa legal que agora estamos guardando para usar mesmo em casa e na igreja (aliás o saco azul que aparece atrás dos recursos eu costurei justamente para guardar tudo junto). Vejam algumas coisas que ganhamos e que podem ser feitas por qualquer pessoas, e dá pra cantar hinos, ensinar princípios e contar histórias com eles:




Esses bonitinhos as líderes ajudam as crianças a pintar bonitinho durante a própria aula do berçário, deixam eles rabiscarem outros desenhos mais simples, e ficamos com tudo pra nós, super legal.

Sei que nem todos sabem onde encontrar gravurars bacanas assim, e nem eu pesquisei muito ainda, mas... além de achar dentro do próprio lds.org esse site americano abaixo tem umas gravuras gratuitas lindas, tanto coloridas como preto e branco pra usar como quiser, fica a dica.

http://melonheadsldsillustrating.blogspot.com.br/

4. Site de atividades dos jovens: apesar de ser um recurso mais voltado para líderes dos jovens, tem tantas sugestões boas que podem ser adaptadas para atividades à família que acho muito bem indicado.

O link é este: https://www.lds.org/youth/activities?lang=por

Como sirvo nas moças, aqui vão algumas ideias tiradas deste site que acho bacanas de serem adaptadas para a família:

* Recapitulação da conferência geral: https://www.lds.org/youth/activities/spiritual-strength/scriptures-and-prophets/general-conference-recap?lang=por

* Embelezar nossa casa: https://www.lds.org/youth/activities/service/serving-our-families/beautifying-our-homes?lang=por

* 7 dias de serviço: https://www.lds.org/youth/activities/service/serving-our-families/seven-days-of-service?lang=por

* Assuntos financeiros: https://www.lds.org/youth/activities/future-roles/mothers-and-fathers/money-matters?lang=por

* Minha história de família favorita: https://www.lds.org/youth/activities/temple-and-family-history/family-roots/my-favorite-family-story?lang=por

* Saiba mais sobre um antepassado: https://www.lds.org/youth/activities/temple-and-family-history/family-roots/learn-about-an-ancestor?lang=por

* Tradições familiares: https://www.lds.org/youth/activities/temple-and-family-history/family-roots/family-traditions?lang=por

Espero que gostem e, se usarem alguma das ideias, contem pra gente e compartilhem suas experiências familiares aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário