sexta-feira, 29 de maio de 2015

Envolver a família em nossos trabalhos e chamados

Sabemos que às vezes é difícil conciliar os chamados na Igreja com nossa vida familiar. Temos reuniões, aulas, visitas e tantos preparativos que achar equilíbrio é realmente um desafio.

Mas, observei algumas famílias que uniram o útil ao agradável: envolveram sua própria família naquilo precisa ser feito, o que pode ser trazer algumas lembranças boas e mesmo engraçadas.

Vou dar um exemplo: teve uma irmã que era presidente da Soc Soc que decidiu gravar um cd de hinos para as mulheres como lembrança de uma atividade. Ela falou o tema e pediu a sugestão dos filhos de que músicas poderiam ser gravadas no cd, assim como sua ajuda para gravá-los. Não acham que foi bacana?


Filhos mais velhos em sua maioria entendem as responsabilidades e tarefas de um chamado; mas, para alguns deles, assim como boa parte das crianças, nem sempre é tão claro. Por isso, antes de qualquer coisa, explique à eles quando precisar de tempo para realizar algo de seu chamado, sem simplesmente se ausentar para trabalhar nisso. Essa dica peguei de um evento de empreendedorismo, assim como no trabalho formal,também achei pertinente para o serviço na Igreja.

E sempre que houver a oportunidade de envolvê-los de maneira agradável, não perca a oportunidade. Quando digo envolvê-los não é apenas pedir para fazer um favor: é pedir sugestões e auxílio genuíno, para que juntos vocês montem e façam algo interessante. É importante ter a mente aberta para incorporar as opiniões e ideias deles no que será feito, ou seja, se você já tem uma ideia fixa, isso já não pode funcionar. Mas se você aceitar ou ao menos adaptar as ideias dadas pelos seus filhos e eles verem o que falaram no resultado final, será ótimo!

Algumas situações que pensei podem ser:

- sugestões de lembrancinhas e bilhetinhos de aulas e atividades: desde simples sugestões de qual cor você deve fazer aquele bilhete até a mensagem ou frase que você irá colocar - eles podem ajudar a procurar no meio de um discurso ou lição;

- pedir ajudar para organizar uma atividade divertida: ideias de provas de uma gincana ou algum tipo de dinâmica de grupo;

- pedir sugestões de música e quais mensagens podem ser dadas em um programa especial, como um serão. Por exemplo, vocês podem abrir o livreto do para o vigor da juventude ou sempre fieis e pedir para selecionarem padrões e tópicos que achem interessantes de serem falados; podem ver os capítulos do manual do casamento eterno e escolherem alguns para um encontro de casais. Eles podem inclusive assim ler e compartilhar suas opiniões.

Tenho certeza que boas discussões, conversas e momentos podem acontecer ao integrarmos nossa família com nossos chamados. Quem tentar, compartilha sua experiência com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário