segunda-feira, 4 de maio de 2015

Quando aquela super festa de aniversário é no domingo

"Preparem-se durante a semana para que possam reservar o domingo para as muitas atividades inspiradoras que são adequadas para o dia do Senhor" - Para o Vigor da Juventude.

Seu filho volta da escola empolgadíssimo com um convite em mãos. É o aniversário de seu melhor amigo, que será realizado em um dos melhores buffets infantis da cidade. Muitas brincadeiras, todo o pessoal da escola confirmado e, quando você vê a data: domingo.



Quem já passou por uma situação assim? Não posso dizer que foi recente, mas... eu já passei quando criança. Tínhamos uma tia que não era membro, e ela sempre marcava festas - das grandes - aos domingos. Nós sempre queríamos ir e brincar com nossos primos e crianças, implorávamos, mas... lá vinham nossos pais e diziam "não vamos".

Hoje entendo porquê, mas fica para se pensar: faz mal comemorar um aniversário em um domingo?Ou celebrar algo no dia do Senhor?

Estudando e usando o este mesmo livreto que mencionei acima - gosto dele pela praticidade e clareza de seus ensinamentos - temos o seguinte:

"O domingo não é dia de fazer compras, participar de atividades recreativas ou eventos esportivos. Não procurem entretenimentos nem façam compras nesse dia". 

Se levarmos a "ferro e fogo", festas e celebrações são entretenimentos, e não é adequado realizá-las neste dia Santo.

Mas, também temos o seguinte:

"Preparem-se durante a semana para que possam reservar o domingo para as muitas atividades inspiradoras que são adequadas para o dia do Senhor. Essas atividades incluem coisas como passar momentos serenos com a família (...)"

Aniversários e celebrações muitas vezes são oportunidades únicas de reunir a família e passar bons momentos juntos.

Então, de tudo isso, minha conclusão e opinião PESSOAL - como muitas vezes já falei - é... DEPENDE!

Acho que, comemorar tranquilamente um aniversário de domingo, com um almoço com a família próxima, em um momento de união e conversa, com um bolo gostoso e "apenas um parabéns" com os presentes, fazendo isso após as reuniões dominicais ou mesmo com uma noite familiar, é bom. Domingo muitas vezes é único dia possível de reunir todos familiares, devido a trabalho, estudos e outros compromissos, e acho que bem válido.

Por outro lado, querer fazer um grande evento no domingo, com recreação, música e muita animação não condiz com o propósito do dia do Senhor, neste caso, é melhor escolher outra data.

Meus pais sempre nos explicaram que, apesar de as pessoas fazerem festas aos domingos, nós respeitávamos este dia, e que poderíamos realizar outras coisas boas em família e ir a muitas outras festas no futuro. Claro que não ficávamos muito felizes, mas... a tristeza passava rápido, mas o exemplo que eles nos deram ficou gravado para sempre.

O que vocês acham sobre isso? Já tiveram alguma experiência sobre essa questão?
Contem pra gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário