segunda-feira, 18 de maio de 2015

Mais receitas realmente fáceis, realmente simples e realmente rápidas

Há uns meses atrás fiz um post com 5 receitas realmente fáceis, simples e rápidas. já que estou muito longe de ser uma cozinheira de mão cheia.

Aqui então vão mais 2 ideias testadas e aprovadas por esta sempre novata quando assunto é pilotar um fogão:

CLAFOUTIS DE TOMATE

Esse é o nome frufru original da receita que está no livro Refeições Expressas da Publifolha, mas é como se fosse um suflê. O melhor desta receita é que fica uma massa super leve e bem saborosa, e uma saladinha acompanhando vai muito bem para uma janta gostosa. Esta receita não rende tanto. Para uma família de 4 pessoas, eu já faria dobrada, dá pra fazer em 30 min (só uns 10 de preparo).



Ingredientes

15g de manteiga
4 colheres de sopa de parmesão
300g de tomate cereja (mas no dia adaptei com tomate comum em cubos)
6 ovos batidos
250ml de creme de leite fresco (é melhor, mas dá pra fazer com caixinha)
90g de farinha de trigo
Folhas de manjericão
Sal e pimenta a gosto

Preparo

Pré-aqueça o forno a 200 graus e unte um refratário com manteiga. Salpique 1 colher parmesão no fundo da forma e disponha os tomates espalhados no fundo. Reserve.

Bata os ovos, creme de leite e o restante do parmesão até obter uma massa leve e macia. acrescente farinha e tempere com sal e pimenta. Coloque esta mistura cuidadosamente sobre os tomates. Asse de 15-20 min até crescer e dourar, e depois de pronto, espalhe as folhas de manjericão por cima. Voilá!

------

OVOS DELICIOSOS

Esta receita eu conheço por minha mãe, e realmente são ótimos para um almoço ou janta mesmo. Fica uma delícia de verdade!

Ingredientes

8-10 ovos (você pode na realidade colocar quantos quiser)
100g de presunto
100g de queijo muçarela (sim, se escreve com "ç")
100g de bacon fatiado (é mais caro, mas é o ideal)
1 copo de leite
Sal, orégano e pimenta a gosto

Preparo

Untar um refratário e colocar em camadas o presunto, o bacon e o queijo. Abrir os ovos por cima deles e por fim despejar delicadamente o leite. Tempere com sal (não precisa muito já que os frios são salgados) salpique um pouco de orégano e pimenta e leve ao forno até a clara ficar branquinha e a gema começar a ficar murcha (começar ok...) Geralmente uns 15-20 min e está pronto.

Espero que gostem, ótimos lanches depois da noite familiar, e todo mundo pode ajudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário