segunda-feira, 24 de agosto de 2015

7 Dicas diferentes - e práticas - para armazenamento doméstico

Para quem é membro há muitos anos, já ouvimos muito sobre armazenamento, que às vezes parece até chato falar novamente. Tem pessoas que não tem muito desejo de participar de qualquer atividade relacionada a isso, do tipo "já sei o que é como faz, não preciso estar nessa atividade", mas... eu vejo o mundo hoje, e o quão urgente é o armazenamento, já pensaram nisso?

Imagem: Moda Gourmet

Nosso país - assim como muitos outros vive tempos de crise (não se iludam achando que aqui tá complicado, inclusive a Europa, como Grécia, Espanha e Portugal estão em tempos difíceis, e vá para os metrôs da França pra ver a pobreza que está lá, e podia falar de muitos outros). Catástrofes naturais ocorrem sem menos esperar e destroem cidades de inteiras. Fora desemprego ou mesmo acidentes domésticos. Já tive familiares meus que tiverem incêndio dentro de casa. Enfim... pode acontecer sim a qualquer momento, com qualquer pessoa. Não acham que o profeta Gordon B. Hinckley, que falou muito disso, não estava 100% inspirado e com razão?

Então, depois dessa reflexão, e de já ter aplicado algumas ideias, quero dar algumas sugestões que vão além de comprarmos arroz e feijão e colocarmos com alho e fita em garrafas PET (o que já é bom). Autossuficiência é mais do que isso, e apesar de com certeza ter muito mais ideias disso, acredito que estas dicas extras são excelentes, especialmente pra quem quer começar:

1. Aproveite as promoções: muitas vezes vamos às compras e vemos alimentos com bons preços e com data de validade até mesmo longa, mas não compramos muito, afinal não tem necessidade de tanta coisa pra família em determinado período. Mas quando falamos de armazenar, vale comprar em quantidade maior.

2. Reuna amigos e familiares e compre por atacado ou com desconto de lojista: Em tempos de crise, quaisquer alternativas mais em conta valem a pena né. Converse com outras amigas para comprarem juntas os alimentos que todas as famílias precisam e consigam um bom desconto pelas maiores quantidades!

3. Faça para 1 semana: Minha querida amiga Eti me deu essa dica semana passada que achei super inteligente de uma irmã de sua ala: comece pensando nas 3 refeições do dia de 1 semana, e o que você comeria nesses dias. Escolha esses alimentos para armazenar e a partir disso, você pode continuar, inclusive bem dentro de sua realidade familiar.

4. Tenha um armazenamento de emergência: No caso de uma catástrofe, como uma enchente, fica difícil consumir alimentos que necessitem de preparo. Tenha algo para pelo menos 1 ou 2 semanas no caso de uma emergência, uma caixa por exemplo, com alimentos simples e de consumo imediato: enlatados como milho, atum, ervilha, etc; barras de cereal, biscoitos salgados e doces, bebidas de caixinha.

Também aprendi uma técnica muito bacana no caso de uma fuga, como em um incêndio, ou um acidente. Trata-se da mochila de emergência. Preparei este material para uma atividade e aqui vão algumas dicas bem bacanas.

MOCHILA DE EMERGÊNCIA
"Se estiverdes preparados, não temereis" D&C 38:30

Nunca sabemos quando uma eventualidade pode nos afligir. Podemos passar por uma enchente, incêndio, até a queda de um avião em nossa casa... Mesmo que improvável, é possível, e se estivermos prontos enfrentaremos a situação com mais facilidade.

A mochila de emergência foi uma ideia criada pela cruz vermelha para enfrentar situações extremas e sobreviver por até 3 dias nestas condições. Podemos adaptá-la para nossa realidade.

COMO DEVEMOS PREPARÁ-LA? 

- Escolha uma mochila ou bolsa que seja fácil de manuseá-la, no caso de ser a única coisa que consiga pegar da casa em uma emergência;

- Deixe-a em um local de fácil acesso, próxima a saída de sua casa;

- O ideal é que cada membro da família tenha a sua, mas no mínimo organize uma mochila que contenha os itens essenciais para todos.

- Certifique-se que todos os membros da família, incluindo as crianças, saibam onde está e como usar a mochila.

- Revise sua mochila semestralmente para verificar se tudo está atualizado e dentro da validade.

O QUE COLOCAR NA MOCHILA

*** Plano de emergência familiar, contendo contatos / endereços de pessoas, médicos conhecidos e o que for considerado importante.

*** Cópia plastificada de todos os documentos dos membros da família. Fica de sugestão deixar um pen drive e nele incluir o scanner de documentos, assim como fotografias e demais registros da família.

Suprimentos

- 2,5L de água;
- comida de consumo imediato (barra de cereal, biscoito, enlatado); 
- medicação específica / primeiros socorros;
- uma muda de roupa;
- lanterna e pilhas;
- fita crepe;
- canivete;
- fósforos; 
- capa de chuva;
- cobertor;
- kit higiene pessoal (pasta e escova de dentes);

Quem possui bebês pode considerar: 

- creme para assadura;
- lenços umedecidos; 
- fraldas.

5. Revise periodicamente seus suprimentos: os alimentos tem validade, mesmo que armazenados em melhores condições. Eles possuem durabilidade maior, mas não eterna! Se tiver passado um tempo muito longo, é simples: utilize o armazenamento, e substitua por novos alimentos a sua reserva.

6. Armazene alimentos e suprimentos que toda a família goste: não adianta armazenar aquilo que vocês pouco comem, ou marcas que vocês nunca usam, só pra ter. Para inclusive fazer os revezamentos, armazene aquilo que faz parte do dia a dia da família.

7. Seja previdente como um todo: Não é só de comida que vivemos. O ideal é sermos autossuficientes como um todo. Por isso, algumas ideias extras:

- Uma reserva financeira em um banco, dentro de um investimento que renda juros, mesmo que seja uma simples poupança.

- Uma reserva de dinheiro em espécie dentro de casa, em um local seguro, para eventuais necessidades maiores e emergências.

- Um plano de saúde ou um valor expressivo de dinheiro para um tratamento de saúde mais sério, cirurgia, medicamentos, etc.

- O maior nível instrução e formação possível, onde a família tenha alternativas para ganhar dinheiro em eventuais necessidades, como uma demissão: toda a família pode buscar um ensino técnico ou uma faculdade (nunca é tarde pra começar); fazer cursos profissionalizantes ou mesmo cursos pela internet: há muitas opções, inclusive gratuitas.

Vamos começar e repensar a partir de agora?

Tem mais dicas de armazenamento? Compartilhe comigo para ajudarmos mais pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário