quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Tempo de qualidade

Não sei se falei aqui, mas fui desobrigada há 1 mês de meu chamado de presidente das moças, depois de passar (entre conselheira e presidente) 7 anos na organização na ala. Confesso que estar na Soc Soc novamente foi estranho, mas depois de tanto ensinar, estava na hora de eu refletir e reaprender por lá. E desde que cheguei de novo por lá falamos muito de casamento, família e maternidade, e um dos pontos me chamou muito a atenção para criar este post.

Tivemos uma clássica - e positiva - discussão sobre a questão da mãe ficar com os filhos em casa, e as necessidades atuais de trabalho e das pessoas que cuidam e criam os filhos. Há casos e casos, cada família tem suas questões, necessidades e situações para tomar estas decisões, mas, além de todas concordarmos que precisamos da ajuda do Pai Celestial para saber o que fazer e como agir, também concordamos que precisamos tempo de QUALIDADE com nossos filhos.

Vocês já devem ter visto também, mas já vi casos de mães que precisaram trabalhar fora o dia todo, e mesmo assim os filhos são felizes e estão muito bem com suas vidas. E também já vi famílias com muitos problemas em que a mãe está 100% do tempo em casa. Afinal de contas, o que acontece nessas rotinas?

Eu vejo o quanto os filhos são influenciados pelos pais, mesmo que passem pouco tempo com eles diariamente. Quantos comportamentos e atitudes são praticamente cópias deles! Mães que gostam de ler geralmente tem filhos que também gostam. Música, artes e gostos podem não ser idênticos, mas similares. E mesmo tão pequenos eles já tem igualdades. Meu esposo adora carros, adivinha qual é o brinquedo favorito de meu pequeno de 2 aninhos? Eu sou uma pista de corrida todos os dias!



Então vale refletir: o que fazemos no tempo que temos com eles?

Fico pensando, que, refletindo bem, nenhuma mulher fica tanto tempo assim a disposição dos filhos. Quando são bem pequenos, eles dormem e tem seus horários de soneca. Isso aliado a algumas responsabilidades da casa que devem ser feitas e não conseguimos estar tão próximas deles, já passou boa parte do dia. O tempo passa rápido e logo as aulas começam e pelo menos em metade do dia eles vão à escola, além de tantas outras atividades extracurriculares, como esportes, artes, etc. Naturalmente, as mães que trabalham fora de casa apenas tem esse tempo após o expediente. Sem esquecer que muitas mães se dividem entre 2, 3, 4 e quantos filhos forem!

Então, nenhuma de nós tem um tempo imenso com eles, e temos que aproveitar o que temos da melhor forma possível. O que fazer? Como sempre, não tenho uma fórmula, mas tenho algumas ideias.

Primeiro, acredito que temos que dar atenção e presença. Em tempos de tecnologia, quantas vezes estamos todos lá fisicamente juntos, mas cada um no seu celular, tablets, televisão, etc. O momento de estarmos juntos é de dar atenção: sentar e brincar, contar uma história, cantar uma música, conversar e dar um tempo em outras tarefas, mesmo coisas necessárias da casa, dá pra deixar esse tipo de coisa pra outra hora (louças não vão fugir da pia, nem a poeira do piso, bom se fossem embora sozinhas...).Vamos deixar o celular em outro cômodo e estar juntos. 

E dando atenção, conseguimos identificar mais oportunidades de ensinar, compreender e ver o que eles estão pensando, orientá-los e não deixar que as distrações deixem de ensiná-los. Em minha infância, lembro de uma noite com meu pai. A luz de casa acabou por pelo menos 1h, e ele me contou, a luz de velas comigo no sofá, algumas histórias de sua infância, rimos muito e fiquei tão feliz... e se passaram pelo menos uns 20 anos desde aquele dia que não me esqueço!

Também acredito que devemos procurar bom entretenimento e atividades agradáveis para fazermos juntos. Não precisa ser algo tão inovador, caro ou longe de casa (pode ser dentro de casa). Já vi algumas ideias de brincadeiras diferentes na internet com coisas que podemos reciclar e com objetos do dia a dia da casa, só não fiz ainda porque meu pequeno ainda não tá na idade, mas eu gosto e preciso pelo menos dar uma volta por aí com ele. Vou no parquinho do prédio ou na pracinha atrás aqui, e ele adora: corre atrás de borboletas e passarinhos, sobe sozinho em um escorregador super alto, e corre pra ir e volta pra dar um abraço, tem coisa melhor? Tudo a duas quadras de casa =) 

E eu que toco piano, e até por causa da Igreja, tenho ensaiado bastante... e lá vem ele pouquinho depois querer tocar também. Sento com ele, tento mostrar as músicas, ele raramente deixa, mas... de alguma maneira sinto que ele está apreciando e desenvolvendo um desejo de aprender música. Não sei o quanto e como, mas acho que tudo isso influencia para o bem.

Cada família gerencia seu tempo da forma que achar mais adequada, mas... que o tempo que temos com nossos filhos seja ótimo e bem aproveitado, é bom pra todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário