quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Monitorar e acompanhar para proteger

Este não é só um topico SUD, mas muito além disso.

Normalmente já somos aconselhados como pais a acompanhar a vida de nossos filhos. Naturalmente, para ensinar o evangelho, ajudá-los a adquirir um testemunho, e para se protegerem dos perigos que existem mundo a fora.

Neste fim de semana, participei da conferência da minha estaca onde foi muito tratado o tema de conselho familiar, e sobre a família em geral. Este tema será tratado em muitas conferências do Brasil, a Igreja já tem falado muito disso e tratado desse tópico com muita ênfase. Um dos membros da presidência mencionou aos pais que eles deveriam sim monitorar seus filhos, dar uma "espiada" e saber inclusive senhas na internet e acessos nas redes sociais. Alguns podem até achar exagero, mas... no mesmo dia eu vi este video abaixo.


Basicamente, você consegue fazer um perfil falso em poucos minutos, e consegue conquistar a confiança de um jovem em poucos dias. E essa pessoa pode ser qualquer um - bem ou mal. O que mais me chamou a atenção foi a decepção e a tristeza dos pais, que estavam na esperança de que suas filhas não se encontrariam com um estranho. Pois é.

Os jovens - e mesmo crianças - geralmente acham que sabem com quem estão lidando. Brigas são constantes com pais em casa, certo? Mas que mãe ou pai trocariam algumas brigas por monitorar ou desconfiar de algo errado pela vida de seus filhos?

Não sejamos negligentes: sejamos insistentes, mesmo que isso custe muito de nossa paciência, dedicação e mesmo de nosso amor e carinho. Saber com quem vai, onde, horários, o que vai fazer, o que vê e como usa nas mídias, conhecer seus amigos (e fazer amizade com eles, porque não?) e observar comportamentos - mais agressivos, depressivos ou diferentes, é nosso dever acompanhá-los, para protegê-los destes e tantos outros perigos. Não precisa sufocar o jovem e ligar a cada 15 min, mas fazê-los compreender esta necessidade e estabelecer um elo de confiança dentro do lar.

Filhos podem não gostar, eu mesma tenho experiência disso, mas um dia, mesmo que distante, eles hão de entender, e será para o bem de toda a família!


Nenhum comentário:

Postar um comentário