segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Organizando a casa: Parte 1 - Cozinha com caixas identificadas para alimentos

Acho que comentei antes, mas me mudei recentemente de apartamento. Estou muito feliz com a mudança, pois apesar do apto ser do mesmo tamanho que o nosso antigo, temos um condomínio com muito mais vantagens, um apto com vista e com sol (não tínhamos nada antes) e usamos algumas economias para planejar alguns móveis, especialmente para o lado funcional. A nossa ideia e desafio é ter um lar funcional: agradável, organizado e espaçoso, mesmo sendo um apê pequeno.

Então a partir de hoje vou lançar a série "organizando a casa" de algumas adaptações e dicas que apliquei em por aqui e que tenho achado bem úteis. Ao longo das semanas vão surgir posts disso.

Vou começar com os alimentos de nossa cozinha. Nós temos armários altos, acima da pia, que são muito bons, e possuem boa profundidade. Tem um bom espaço, mas, com exceção da parte da frente da primeira prateleira, eu precisava subir em uma escada quase que todas as vezes que ia cozinhar para pegar os alimentos da parte de cima do armário ou do fundo. Além disso, não guardava as coisas como devia por essa dificuldade e era fácil começar a bagunça, e sempre esquecendo aonde estava o que eu precisava.

Então, decidimos por usar cestos plásticos, que ficassem fáceis de manusear e de puxar, o que precisa e devolver. Nossa, ficou muito mais fácil! É difícil encontrar um cestos com medidas exatas, então vale pesquisar mas dá pra comprar em tamanhos diferentes que fica ótimo também.



A segunda parte ficou por conta da organização com etiquetas do que tem dentro. Quem conhece os 5'S (vale jogar no google pra entender esse método japonês de organização, aprendi muito com isso enquanto trabalhei na indústria e é perfeito para a casa também) é a ideia de identificação que facilita mesmo. Escrevi os itens gerais em cada um deles com etiquetas simples que estavam sobrando aqui, mas nada que papel e durex também não seja suficientes.




Enfim o resultado final e que ficou super prático foi esse (quase tudo nas caixas, deixando apenas garrafas e algumas latas - fáceis de manusear - fora delas:



Ficou mesmo super prático, de verdade!

Em breve, mais ideias do que tem funcionado aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário