sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Recursos infantis que preparei: Cartões do Evangelho

Para as mamães de pequenos, resolvi compartilhar algo que inventei aqui. Meu filho gosta muito de livrinhos e quadros de gravuras, e alguns dos que mais chamam a atenção dele são os livros "clean", ou seja, que sejam simples no visual. Por exemplo: ele tem um livro dos Meios de Transporte e em cada página tem apenas um desenho do veículo - avião, caminhão, etc - com um fundo liso colorido e escrito o que é abaixo. É bem fácil, obviamente, dele ver e entender o que é, sem outras paisagens, textos e elementos junto.

Queria fazer algo mais voltado para o evangelho nesse sentido e com carinha infantil, então, decidi montar algo nesse estilo que imaginei que ele fosse apreciar, e ao mesmo tempo ensinar as palavras, termos e personagens das escrituras e do evangelho como um todo. 

Pensei em usar as próprias gravuras do site de imagens oficial da Igreja, que são ótimas e de boa variedade, mas os desenhos são todos preto e branco. Não queria fotografias e pensei que este recurso ele também vê no berçário, aí pensei em uma outra opção que deu certo da maneira que eu queria.

Existe uma americana que cria designs com temas do evangelho e são super fofos. Ela vende no portal Etsy alguns kits gráficos maravilhosos (incluindo um que super queria da Criação), mas ela possui um blog onde disponibiliza gratuitamente alguns dos desenhos para uso pessoal. Então, salvei todas as gravuras que mais gostei e montei pequenos quadros usando o que tinha. Este é o blog:


Foquei no que tinha do evangelho e coloquei tudo no coreldraw para trabalhar com estes desenhos, e para fechar algumas histórias e raciocínios, usei alguns vetores do portal freepik (no caso de animais, plantas, etc.) que adaptei com contornos para ficar no mesmo padrão das gravuras, e assim, montei cartões com toda a junção das ideias. Imprimi em casa e colei em papel colorido de fundo, e encapei com papel contact. Voilá:



Já vi meu pequeno apontando e assim eu tenho a oportunidade de falar do evangelho de uma forma simples, identificando pessoas, princípios, locais... fiquei feliz com o resultado!

Acho que outras mamães também iriam gostar deste recursos, então abaixo segue os arquivos de imagem que preparei, fiquem a vontade para usar! O tamanho é A5, que é a metade uma folha normal de A4, porque acho que fica em um tamanho bom pra carregar na bolsa e manusear, mas claro que vocês fazem como preferirem.

Ah, alguns personagens foram repetidos e adaptados (como o Rei Benjamin e Noé) pra poder montar a ideia, já que usei apenas os vetores gratuitos, mas deu certo mesmo assim!
















E aí, o que acharam?
Comentem com suas opiniões e sugestões =)

3 comentários:

  1. Que legal, guriaa! Estou trabalhando na Primária agora e utilizo bastante estas gravuras para ensinar o evangelho ou alguma música, só que não tinha padronizado como você fez, ficou super organizado, parabéns! vou imprimir aqui também! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ameiii a idéia obrigada seu blog me ajuda muito!!! Sou Presidente da Primária da Ala Guabirotuba as crinças vão amar!!!

    ResponderExcluir
  3. Ameiii a idéia obrigada seu blog me ajuda muito!!! Sou Presidente da Primária da Ala Guabirotuba as crinças vão amar!!!

    ResponderExcluir